CER DE PARNAMIRIM MELHORA SERVIÇOS E AMPLIA OFERTA DE ATENDIMENTOS NA GESTÃO DA PREFEITA NILDA

O Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim (CER) está passando por uma série de mudanças e ajustes para melhorar o atendimento à população. Em pouco mais de 100 dias, a unidade que atende e acompanha pacientes de Parnamirim e de outras cidades, melhorou consideravelmente os serviços voltados às famílias.

De acordo com o diretor geral, César Camilo, o CER foi encontrado com muitas dificuldades financeiras e para a admissão de novos servidores, porque infelizmente não houve avanço no chamamento de profissionais concursados. “Em menos de 100 dias, conseguimos pactuar a chegada de 2 fonoaudiólogas e outros 7 fisioterapeutas aprovados no concurso público também devem chegar nos próximos dias, o que vai propiciar um aumento considerável da oferta de atendimentos”, disse.

A equipe está finalizando a implantação de um conjunto de salas para o setor de reabilitação auditiva, responsável pelo atendimento de pacientes com dificuldades na fala e na audição, onde as fonoaudiólogas devem atuar. A previsão é que a nova dinâmica de atendimentos no setor seja iniciada em maio.

As melhorias não param por aí.

O CER conta, atualmente, com um veículo que faz o translado de pacientes com consulta agendada, contemplando o trajeto da residência da família ao serviço e, posteriormente, o percurso contrário. O setor de serviço social do Centro Especializado em Reabilitação entrevista os pacientes e identifica as necessidades de cada caso, contemplando-os com o transporte especial. O benefício é concedido com base em critérios de dificuldade de locomoção, crianças prematuras, pacientes com Transtorno do Espectro Autista, síndrome de Down, e/ou de vulnerabilidade social, como beneficiários do Programa Bolsa Família ou que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Diminuímos a burocratização do veículo que faz o transporte porta a porta para atender nossos pacientes com mais conforto. Esse serviço é uma grande vitória para eles e para o CER, pois possibilita que não percam as consultas agendadas. O carro vai buscar em casa e, depois da consulta, deixa o paciente novamente em sua residência”, disse o diretor.

Outra mudança adotada nos primeiros 100 dias de gestão foi a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) no local, um software gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS) que permite aos profissionais de saúde o acesso ao histórico clínico do paciente com a possibilidade de consultar diagnósticos, atendimentos, exames e medicações receitadas. O PEC também evita a perda de dados e facilita o acompanhamento dos casos e melhora a segurança dos pacientes.

Para o diretor Cesar Camilo, a implantação do Prontuário Eletrônico no CER é um grande avanço para os setores da atenção primária e especializada, visto que possibilita o acompanhamento dos pacientes e fomenta a integralidade do atendimento. “O PEC nos possibilita uma interligação com as UBS, permitindo que o médico tenha acesso às medicações que o paciente está tomando, onde deu entrada, se procurou a UPA, ou seja, é uma ferramenta vital para o sistema de saúde pública”, enfatizou.

O Centro Especializado de Reabilitação (CER) funciona no bairro de Vida Nova e atende a população de Parnamirim e de diversas cidades da região metropolitana. O acesso ao local se dá por meio de encaminhamento oriundo das Unidades Básicas de Saúde.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Explore our articles