Looking for something specific?

Use the search box below to type your query in then hit the "Search" button.

Menu por Categoria

Nosso Meu foi criado seguindo as categorias de nosso site. Nele vc pode acessar conteúdos de acordo com a temática que mais interessar você. Esportes, Política, Saúde, Cidades, Economia e assim por diante... Tudo bem organizadinho para você!

Ubaldo homenageia Diógenes da Cunha Lima em Solene que celebrou 35 anos da Constituição Estadual

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALERN) realizou, nesta quinta-feira (14), uma sessão solene em comemoração aos 35 anos da Constituição Estadual. A cerimônia, realizada no Plenário Deputado Clóvis Motta, contou com a entrega da Comenda Deputado Raimundo Fernandes, concedida a cidadãos que contribuíram de forma expressiva para o fortalecimento da ordem constitucional e democrática do Estado ao longo das últimas três décadas.

O deputado estadual Ubaldo Fernandes teve a honra de prestar uma homenagem especial ao jurista Diógenes da Cunha Lima, destacando sua importante contribuição para a preservação e o fortalecimento da Constituição Estadual. “Estou muito feliz de prestar essa justa homenagem ao jurista, ao ex-ministro, e aos protagonistas que, com seu trabalho jurídico, contribuíram imensamente para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse Ubaldo, ressaltando o legado de Diógenes no fortalecimento da ordem jurídica potiguar.

Diógenes da Cunha Lima, por sua vez, expressou seu agradecimento pela homenagem. “Estou muito honrado com a lembrança do deputado Ubaldo Fernandes, a quem admiro e quero bem. Esta homenagem vem em um momento significativo, valorizando a Constituição que é a base das diretrizes do nosso Estado”, afirmou o homenageado.

A Comenda Deputado Raimundo Fernandes foi instituída pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e leva o nome do ex-deputado Raimundo Fernandes, um dos constituintes da Carta Estadual de 1989.

A comenda simboliza o reconhecimento a homens e mulheres que preservaram e fortaleceram a Constituição do Rio Grande do Norte, consolidando a ordem democrática e assegurando os direitos fundamentais dos potiguares.Em sua fala, o presidente Ezequiel Ferreira ressaltou o contexto histórico da promulgação da Constituição do Rio Grande do Norte, em 3 de outubro de 1989, e destacou a importância do momento para a construção da ordem democrática no Estado. “A Constituição de 1989 reflete a grandeza e coragem do povo potiguar. Um texto democrático, fruto do trabalho de líderes como Raimundo Fernandes, que souberam traduzir a essência do nosso Estado e consagrar na Lei Maior de nosso Estado”, afirmou Ezequiel, enfatizando o legado de Raimundo Fernandes, que, apesar de sua vida interrompida de forma trágica, deixou uma marca profunda na história política e constitucional do RN.

BIOGRAFIA

Diógenes da Cunha Lima é poeta, escritor, compositor e advogado, nascido em Nova Cruz (RN). Ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-secretário de Estado de Educação e Cultura do RN, teve papel relevante na elaboração da Constituição Estadual do Rio Grande do Norte de 1989, contribuindo com sua experiência jurídica e visão progressista. Além disso, é conselheiro do Patrimônio Cultural-IPHAN e presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL). Autor de dezenas de livros, é conhecido como um dos grandes promotores da cultura potiguar e da preservação da identidade e patrimônio histórico do RN, com uma contribuição que atravessa gerações. É amigo e biógrafo de Luís da Câmara Cascudo, apresentando o programa “Baobá Cultural” na TV Futuro.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Explore our articles