
Foi sancionada nesta quarta-feira (17), a Lei nº 12.424/2025, de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que reconhece a Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, como Patrimônio Cultural, Religioso, Histórico e Arquitetônico do Estado do Rio Grande do Norte.
A medida valoriza um dos maiores símbolos de fé e tradição do povo potiguar. Todos os anos, em maio, a Festa de Santa Rita de Cássia reúne milhares de devotos e turistas em Santa Cruz, transformando a cidade em um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil.
Além das celebrações litúrgicas, como novenas, missas e procissões, a festa também é marcada por manifestações culturais e sociais, movimentando a economia local com feiras, barracas de comidas típicas, artesanato e apresentações culturais.
Para o deputado Ubaldo Fernandes, o reconhecimento representa “uma justa homenagem à fé e à tradição de um povo que mantém viva, há gerações, a devoção à Santa das Causas Impossíveis, fortalecendo a identidade religiosa, cultural e histórica do nosso estado”.
Com a sanção da lei, a Paróquia e o Santuário de Santa Rita de Cássia passam a ter ainda mais visibilidade, reforçando a importância do município de Santa Cruz como referência nacional de fé, turismo e devoção.