Início Assembleia Legislativa do RN Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Os deputados estaduais aprovaram mais de 20 projetos na sessão plenária desta terça-feira (26). Entre eles, o de iniciativa do deputado José Dias (PSDB), que apresentou iniciativa que institui o Selo de Responsabilidade e Ética Empresarial na Proteção Animal, certificando empresas que adotem boas práticas de cuidado. 

De acordo com o projeto, o Selo de Responsabilidade inclui as boas práticas de cuidado, bem-estar e proteção animal, vedando a exploração cruel, maus-tratos e testes em animais. Será concedido a empresas que atuem nos setores de produção alimentícia, cosmético, farmacêutico, têxtil, agropecuário e outros que  lidem  direta  ou  indiretamente  com  animais.

Os critérios são: que as empresas não realizem testes de produtos ou insumos em animais; não utilizem métodos que causem sofrimento, dor ou aflição aos animais em seus processos produtivos. As empresas qualificadas a receber o selo serão as que promovam  o  bem-estar  animal,  assegurando  condições adequadas  de  criação,  manejo  e  transporte,  conforme  normativas vigentes, visando a acomodar e acondicioná-los de forma a manter condições saudáveis de desenvolvimento e repouso.

O maior volume de projetos votados concentrou-se no campo da cultura e do patrimônio imaterial. O deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) propôs o reconhecimento da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, bem como das escolas de samba Malandros do Samba e Balanço do Morro, de Natal. 

A deputada Divaneide Basílio (PT) teve aprovado o projeto que torna o Campeonato de Blocos Carnavalescos de Macau como patrimônio cultural imaterial do Estado. O deputado Nelter Queiroz (PSDB) teve aprovadas iniciativas que incluem no calendário oficial a Festa de São João de Natal, a Festa do Dia do Evangélico em Campo Redondo, a Festa do Agricultor em Lagoa Nova, além do reconhecimento do Centro de Educação Monsenhor Honório, em Macau, e da Vaquejada de Verão de Touros.

Já o deputado Neilton Diógenes (PP) teve aprovado o projeto que reconhece a encenação da Paixão de Cristo do Sítio do Góes, em Apodi, como patrimônio cultural, histórico e religioso do RN.

Entre os destaques, o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) propôs sessões solenes em homenagem aos 78 anos do bairro das Rocas e aos 110 anos do cooperativismo potiguar. Já o deputado Hermano Morais (PV) teve aprovado requerimento para entrega do título de cidadão norte-rio-grandense a Eduardo de Queiroz Monteiro. Na mesma linha, a deputada Cristiane Dantas (SDD) apresentou propostas para homenagear os 30 anos do Armazém da Caridade e conceder cidadania norte-rio-grandense a Sêmio Pessoa Timeni Segundo. Também foi aprovada, de autoria da deputada Divaneide Basílio (PT), a realização de sessão solene pelos 308 anos do bairro das Quintas, em Natal.

Álbum de fotos

Fonte: ASSECOM/Assembleia Legislativa do RN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile