Início Site Página 2

Ídolo do futebol potiguar, Wallyson declara apoio ao projeto político de Ubaldo Fernandes

0

Um dos maiores nomes da história recente do futebol potiguar, o atacante Wallyson, ídolo do ABC Futebol Clube e destaque nacional em grandes equipes do país, declarou apoio ao projeto político do deputado estadual Ubaldo Fernandes rumo ao terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), em Macaíba, terra natal do jogador, e reuniu amigos, lideranças e apoiadores em um momento marcado por diálogo, reconhecimento mútuo e fortalecimento de parcerias voltadas ao esporte e à inclusão social.

Revelado pelo ABC, Wallyson ganhou projeção nacional após atuações históricas no futebol brasileiro, especialmente pelo Cruzeiro, onde foi artilheiro da Copa Libertadores da América. Mesmo após alcançar reconhecimento nacional, o atleta mantém forte ligação com suas origens e atualmente desenvolve projetos sociais voltados à formação de jovens atletas em Macaíba.

Durante a reunião, Wallyson destacou a importância da parceria com o parlamentar e confirmou apoio à caminhada política de Ubaldo.

“Estou aqui com o meu deputado Ubaldo, numa tarde maravilhosa, conversando sobre o nosso projeto. A gente conversou bastante e eu fico feliz porque essa conversa foi muito importante. Pode contar comigo na sua campanha. Acho que estamos no caminho certo e, com fé em Deus, vão vir coisas boas por aí”, afirmou o jogador.

Ubaldo Fernandes agradeceu o apoio e ressaltou a importância do trabalho social realizado pelo atleta junto à juventude potiguar.

“Wallyson é um dos grandes ídolos do futebol do nosso estado e alguém que orgulha o povo potiguar dentro e fora dos gramados. Além da sua trajetória vitoriosa no esporte, ele tem desenvolvido um trabalho social importante em Macaíba, preparando jovens e adolescentes através do futebol. Isso mostra sensibilidade e compromisso com o futuro da nossa juventude”, destacou o deputado.

O parlamentar também reforçou o compromisso de fortalecer iniciativas esportivas e sociais no Rio Grande do Norte, defendendo o esporte como ferramenta de transformação e inclusão.

Zenaide lidera cenário em pesquisa para o Senado e aparece novamente como reeleita

0

A senadora Zenaide Maia (PSD) aparece reeleita em mais uma pesquisa para o Senado Federal nas eleições de 2026. O levantamento O Potengi/Media mostra, inclusive, a parlamentar liderando no cenário de segundo voto com 20,7% das intenções, à frente de Styvenson Valentim, que registra 18,85%.

Na soma geral dos votos, a senadora aparece com 36,45% das intenções, reeleita junto a Styvenson Valentim, com 53,95% das citações. Em seguida, surgem Rafael Motta, com 19,95%, Samanda Alves, com 19,1%, Flávio Rocha, com 17,55%, e Coronel Hélio, que registra 17,35% das intenções de voto.

No cenário de primeiro voto, Styvenson aparece na liderança com 35,1%, enquanto Zenaide soma 15,75%, consolidando também a segunda colocação, e mantendo vantagem sobre os demais concorrentes.

A terceira colocada, por exemplo, Samanda Alves, tem 8,45%.A pesquisa O Potengi/Media está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-06422/2026. O levantamento ouviu 2 mil eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 21 e 27 de maio de 2026. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Casamento Comunitário 2026 reúne 96 casais em cerimônia especial nesta quinta-feira em Extremoz

0

Extremoz viverá uma tarde marcada pela emoção, celebração e realização de sonhos nesta quinta-feira (28). A Prefeitura de Extremoz, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e o Cartório de Extremoz, realiza mais uma edição do Casamento Comunitário, que irá oficializar a união civil de 96 casais do município.

A cerimônia está marcada para 16h, na Casa Multicultural Clara Camarão, 96 casais.

A ação social garante gratuitamente a oficialização da união civil de dezenas de famílias extremozenses, promovendo cidadania, inclusão social e fortalecimento dos vínculos familiares.

Os preparativos para o evento foram acompanhados pela Secretaria de Assistência Social em conjunto com o Cartório de Extremoz, alinhando toda a estrutura necessária para receber os casais e seus familiares em um momento considerado um dos mais emocionantes do calendário social do município.

A expectativa é de uma cerimônia emocionante, reunindo autoridades, familiares e amigos em uma grande celebração do amor e da construção de novas famílias no município.

Extremoz investe em transporte escolar com novos ônibus, capacitação e mais segurança para estudantes

0

O município de Extremoz vem promovendo uma transformação no transporte escolar da rede municipal de ensino, com investimentos em qualificação profissional, renovação da frota e reforço na segurança dos estudantes durante todo o trajeto entre casa e escola.

Motoristas e monitoras passam por capacitações anuais promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, incluindo treinamentos específicos voltados para primeiros socorros, manobras de desengasgo, acolhimento de crianças com necessidades especiais, atendimento humanizado e condução segura dos estudantes.

Somente em 2025, o município adquiriu 15 novos ônibus escolares, ampliando a qualidade do serviço oferecido às famílias e garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade aos alunos da rede pública.

A monitora Eduarda destacou que o trabalho realizado vai além do transporte diário dos estudantes.

“Nosso trabalho começa buscando as crianças nos pontos e, em alguns casos, diretamente em casa por dificuldade de locomoção. A gente acompanha o embarque, o desembarque e cuida de cada criança com muito carinho e responsabilidade”, relatou.

Ela também ressaltou a preparação das equipes que atuam diariamente no transporte escolar.

Passamos por cursos de capacitação com aulas de manobras de desengasgo, aprendemos a lidar com crianças desreguladas e estamos sempre renovando documentação e treinamentos. É um trabalho feito com amor e dedicação”, afirmou.

O motorista Enoque também reforçou o cuidado das equipes com os estudantes durante toda a rotina escolar.

“Cada criança é o amor da vida de alguém. A gente toma o maior cuidado do mundo porque entende a responsabilidade que temos nas mãos todos os dias”, destacou.

Educação do RN se destaca em ranking nacional de competitividade

0

O Rio Grande do Norte aparece entre os estados brasileiros que mais evoluíram no pilar da Educação nos últimos três anos, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), que analisa os indicadores de competitividade dos estados brasileiros no período de 2023 a 2025. O RN ocupa a 6ª posição nacional em evolução e 2º lugar entre os estados do Nordeste.

O resultado reflete um conjunto de investimentos e políticas públicas desenvolvidas pela rede estadual de ensino nos últimos anos. Em 2025, o Governo do Estado executou mais de R$ 208 milhões em ações voltadas à educação, além de aplicar 27,46% da Receita Líquida de Impostos e Transferências (RLIT) na área, acima do mínimo constitucional.

Entre os avanços apontados estão a ampliação da educação em tempo integral, os investimentos em tecnologia educacional, climatização e recuperação de escolas, fortalecimento da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos, além da expansão das políticas de alfabetização e inclusão escolar.

Os resultados também aparecem nos indicadores de aprendizagem. O percentual de crianças alfabetizadas na idade adequada passou de 39% para 48% em um ano, enquanto o índice de fluência leitora registrou crescimento significativo, consolidando o Rio Grande do Norte entre os estados que mais avançaram na educação pública brasileira.

CCJ da Assembleia aprova projeto que regulamenta execução de emendas parlamentares no RN

0

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta terça-feira (26), a 8ª reunião ordinária do colegiado, com a participação dos deputados Francisco do PT, Ubaldo Fernandes (PV), Galeno Torquato (União), Eudiane Macedo (PV) e Kleber Rodrigues (PP).

Durante a reunião, os parlamentares apreciaram e aprovaram, por unanimidade, uma série de projetos de lei e resoluções voltados às áreas de gestão pública, cultura, patrimônio histórico, segurança pública, proteção animal e direitos sociais. Entre as principais matérias analisadas esteve o projeto de lei que dispõe sobre a proposição e execução das emendas parlamentares na Lei Orçamentária Anual do Estado. Relator da matéria, o deputado Ubaldo Fernandes destacou que o aperfeiçoamento do regime de execução das emendas impositivas busca harmonizar os artigos 107 e 107-A da Constituição Estadual às diretrizes previstas na Constituição Federal, garantindo maior estabilidade e segurança jurídica às finanças públicas.

“Esse instrumento detalhará todo o ciclo de processamento orçamentário financeiro, abrangendo desde a identificação do proponente e do objeto até o registro minucioso dos valores empenhados, liquidados e pagos”, justificou o parlamentar.

Na sequência da pauta, a CCJ aprovou o projeto de lei de autoria do deputado Adjuto Dias (PL) que garante o pagamento regular dos funcionários terceirizados que prestam serviço à administração pública estadual, estabelecendo prazos e sanções para casos de descumprimento. A matéria teve relatoria da deputada Eudiane Macedo e foi aprovada por unanimidade. Ainda sob relatoria de Eudiane Macedo, os deputados aprovaram uma série de projetos apresentados pela deputada Isolda Dantas.

Entre eles, o que institui o Índice Estadual do Tempo das Mulheres (IETM) no Rio Grande do Norte, além de propostas de reconhecimento de patrimônios culturais, históricos, artísticos e arquitetônicos em diversas regiões do Estado. Foram reconhecidos como patrimônios estaduais o Teatro Sandoval Wanderley, em Natal; a Festa de São José, em Apodi; o Casarão Antônio Ferreira Néo, a Biblioteca Ney Pontes Duarte, o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, o Palácio da Resistência, o Casarão da Guarda Municipal, o Casarão Lili Duarte e a Fundação Santa Luzia/Rádio Rural de Mossoró. O colegiado também apreciou matérias relatadas pelo deputado Francisco do PT.

Entre os projetos aprovados está a proposta da deputada Divaneide Basílio (PT) que institui a Política Estadual de Manejo Ético, Controle Populacional e Proteção dos Animais Comunitários, denominada Lei Lucy.

Também avançou na comissão o projeto de lei complementar de autoria do deputado Luiz Eduardo (PL) que altera dispositivos da legislação que institui o Fundo Penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte (FUNPERN). Além disso, foram analisados projetos de concessão de títulos honoríficos de cidadania norte-rio-grandense apresentados pelos deputados Adjuto Dias, Coronel Azevedo (PL) e Divaneide Basílio. Sob relatoria do deputado Galeno Torquato, a comissão aprovou o projeto de autoria do deputado Coronel Azevedo que reconhece como patrimônio religioso, cultural e imaterial do Estado a Semana da Cultura Evangélica do município de Caicó.

Também receberam parecer favorável o projeto do deputado Gustavo Carvalho (PL) que dispõe sobre a transparência da fila de espera por vagas nas instituições públicas de ensino do Rio Grande do Norte, bem como a proposta do deputado Taveira Júnior (PSDB) que institui a Política Estadual Cidade Segura, voltada à promoção de ações integradas de prevenção à violência e fortalecimento da segurança pública.

Outro destaque da reunião foi a aprovação do projeto apresentado pelo deputado Ubaldo Fernandes que reconhece como patrimônio cultural, imaterial, artístico e musical a Banda Marcial Francisco de Assis Bezerra, da cidade de Angicos. Ainda na mesma relatoria, os parlamentares aprovaram projeto encaminhado pelo Ministério Público Estadual que altera a Lei Orgânica e o Estatuto do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Encerrando a pauta, foram aprovados projetos relatados pelo deputado Ubaldo Fernandes, entre eles o reconhecimento de utilidade pública estadual da Associação Sociocultural Explosão Matuta, de autoria do deputado Dr. Bernardo (PV), e da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Volta, em Angicos, proposta pelo deputado Nelter Queiroz (PP). Também recebeu aprovação unânime o projeto do deputado Vivaldo Costa (PV) que institui a obrigatoriedade de implementação de canal específico de comunicação e encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher por empresas contratadas pela administração pública estadual.

Governo do RN convoca mais 530 professores aprovados em concurso público

0

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Administração, anunciou a convocação de mais 530 professores aprovados no concurso público da educação estadual. A medida foi divulgada pela governadora Fátima Bezerra e pela professora Socorro Batista, secretária da Educação, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira (22).

Com a nova convocação, o número total de docentes chamados pelo Estado chega a 2.137 profissionais, fortalecendo o quadro efetivo da rede estadual de ensino.

A iniciativa faz parte das ações do Governo do RN para ampliar a estrutura educacional e garantir melhores condições para o funcionamento das escolas em todas as regiões do estado.

O concurso público da educação previa inicialmente 598 vagas para cargos de professor e especialista em educação. No entanto, diante da necessidade de reforço na rede estadual, o quantitativo de convocação foi ampliado ao longo do processo.

Os convocados para ocuparem os cargos na Secretaria da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), terão que apresentar a documentação que está descrita no edital, no prazo de 30 dias, a contar da data de publicação.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante lança nova temporada da Caravana da Cidadania

0

Na manhã desta segunda-feira (25), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários e Secretaria Municipal de Cultura, realizou o lançamento da nova temporada do projeto “Caravana da Cidadania”, no Teatro Poti Cavalcante.

A iniciativa utiliza elementos lúdicos e personagens de desenhos animados para auxiliar no aprendizado sobre preservação ambiental, recursos naturais e cuidados com a saúde mental.

Durante a solenidade, o prefeito Jaime Calado destacou o alcance social do projeto ao afirmar que “por meio da arte estamos levando aos alunos valores de uma educação plena e cidadã, voltada à preservação ambiental e à construção de uma sociedade de paz”.

Alunos do CEMEF Maria Antônia e diretores da rede municipal de ensino participaram do evento, que agora traz ao palco os personagens Bob Esponja, Patrick, Seu Sirigueijo, Lula Molusco e Plâncton.

Outro destaque da programação foi o retorno do espetáculo “Divertida Mente”, sucesso em 2025, que ressalta a importância do cuidado com as emoções e os sentimentos humanos. Toda a programação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

A secretária Mada Calado, responsável pelas atrações, afirmou que “a Caravana da Cidadania representa alegria, aprendizado e lazer”, além de contribuir para a socialização, a comunicação e o desenvolvimento educacional dos alunos.

A partir de agora, o projeto entra em fase itinerante e percorrerá escolas e comunidades de São Gonçalo do Amarante.

Também participaram da solenidade os vereadores Nonato Queiroz, Léo Medeiros, Nazareno Tavares, Ulisses Costa, Valda Siqueira, Márcia Soares e Rayure Protásio, além de secretários municipais.

Ceasa completa 5 décadas e recebe homenagem do Parlamento Estadual

0

Ceasa completa 5 décadas e recebe homenagem do Parlamento EstadualCrédito da(s) Foto(s): João GilbertoA tarde desta segunda-feira (25) na Assembleia Legislativa do RN foi de celebração pelos 50 anos de fundação das Centrais de Abastecimento do RN (CEASA-RN). Proposta pelo deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), a sessão solene contou com a presença do parlamentar Taveira Júnior (PSDB), de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Natal e da Câmara Municipal da capital, além de servidores, colaboradores e do diretor-presidente da instituição homenageada.

“Existem instituições que ultrapassam sua função administrativa e passam a fazer parte da identidade de um povo, e a CEASA/RN é uma delas. Ao completar 50 anos de existência, esta Central de Abastecimento chega ao seu jubileu carregando uma trajetória marcada pelo trabalho coletivo, pela superação e pela contribuição decisiva ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, iniciou o propositor.

Para Ubaldo, a CEASA tornou-se um ponto fundamental para a circulação da produção agrícola, para o fortalecimento do comércio e para a garantia do abastecimento alimentar da população potiguar. “São 50 anos servindo ao povo do Rio Grande do Norte com responsabilidade e relevância social. Mas nenhuma instituição constrói uma história tão duradoura sozinha.

A verdadeira grandeza da CEASA está nas pessoas. Está em cada trabalhador, nos comerciantes que acreditaram nesse projeto desde os primeiros anos, nos produtores rurais que encontraram oportunidade para crescer, nos servidores que dedicam suas vidas ao funcionamento da instituição e em todos aqueles que fazem da CEASA um ambiente de trabalho, convivência e sustento para milhares de famílias”, destacou.

Em seguida, Ubaldo Fernandes reconheceu a importância daqueles que tiveram e têm a responsabilidade de conduzir a instituição ao longo de sua história.

Finalizando seu pronunciamento, o deputado frisou que “hoje não se celebra apenas uma data, mas uma construção coletiva de meio século”. “Hoje comemoramos a perseverança de quem acreditou, trabalhou e ajudou a transformar a CEASA/RN num patrimônio do povo potiguar. Além disso, ela também simboliza a tradição, a força e a alma do povo trabalhador do Rio Grande do Norte”, concluiu.

Após o discurso de Ubaldo Fernandes, foram realizadas as entregas das placas aos homenageados e, na sequência, uma apresentação do Coral da Assembleia Legislativa Potiguar.

Dando continuidade à sessão, o diretor-presidente da CEASA/RN, Matheus Silva de Freitas Galvão, falou em nome da instituição homenageada.

“Hoje é um dia de profunda emoção e gratidão. Celebrar meio século de existência da CEASA é celebrar também a história de milhares de pessoas que dedicaram suas vidas ao trabalho, ao abastecimento alimentar e ao desenvolvimento do RN. É impossivel falar da CEASA sem falar de gente. Gente simples, trabalhadora, honesta e que acorda ainda de madrugada para garantir que o alimento chegue à mesa das famílias potiguares”, disse.

Segundo Matheus Galvão, “receber esta homenagem da Assembleia Legislativa representa, para a CEASA, o reconhecimento da nossa importância social, econômica e histórica diante do povo potiguar. E esta homenagem nem de longe pertence apenas à gestão atual. Ela pertence a todos que ajudaram a construir esta trajetória ao longo de cinco décadas – e aos pioneiros que acreditaram nesse projeto ainda em seus primeiros passos, apostando suas economias, trabalho e confiança, fazendo dali um espaço de crescimento e prosperidade”, ressaltou o diretor-presidente.De acordo com Matheus Galvão, a CEASA é uma das grandes forças motrizes da economia potiguar.

“Ela gera emprego, renda, movimenta a agricultura, fortalece o pequeno produtor e contribui diretamente para o desenvolvimento do nosso Estado. Ela conecta o campo à cidade, valoriza a produção rural e garante que milhares de famílias tenham sustento através do trabalho sério desenvolvido ali”, afirmou. Ele acrescentou ainda que, além do papel econômico, a instituição também exerce uma relevante função social.

“A CEASA cumpre um papel fundamental na segurança alimentar e no combate à fome. Projetos como o ‘Cesta Solidária’ demonstram que é possível transformar alimento em esperança e dignidade para quem mais precisa. E isso mostra que a nossa missão vai muito além da simples comercialização. Nós ajudamos a alimentar pessoas”, enfatizou.Concluindo seu discurso, o diretor-presidente da CEASA-RN disse que “as nove homenagens representam toda a coletividade que faz a instituição acontecer”.

“Chegar aos 50 anos é motivo de muito orgulho, mas também é um compromisso com o futuro. Precisamos continuar modernizando, evoluindo e valorizando aqueles que fazem a CEASA existir todos os dias. E eu tenho plena certeza de que os próximos 50 anos serão ainda melhores, porque a nossa instituição continua viva na força do trabalhador, na esperança do agricultor, na dedicação das famílias que aqui construíram suas vidas e na missão de alimentar o Estado do RN. A todos vocês, o nosso muito obrigado a todos! Viva os 50 anos da CEASA!”, finalizou.

Por fim, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, iniciou suas palavras dizendo se lembrar muito da sua adolescência, quando seu pai foi o presidente da CEASA – e dos ensinamentos de responsabilidade com a coisa pública deixados por ele. A respeito do trabalho realizado pela secretaria em prol da instituição, o secretário afirmou que vem cumprindo muito bem esse papel, principalmente em torno do diálogo com os permissionários e da construção de uma CEASA cada vez melhor.

“A CEASA-RN é um instrumento importantíssimo no abastecimento do Estado e na comercialização dos produtos da agropecuária. E eu acredito que nós a estamos deixando muito melhor do que recebemos. Hoje, ela está saneada, sem problemas de inundação, com melhorias de iluminação e proteção contra incêndios. Então é isso. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte da CEASA! Que venham os próximos 50 anos!”, concluiu o secretário.

Homenageados:

Abisolon Galdencio FrazãoAntônio José Neto (in memoriam)Antônio Marcos Rodrigues AlvesCEASA-RN (Matheus Silva de Freitas Galvão)Geraldo José de MedeirosJosé de Paula Saldanha (in memoriam)Marcelo da Silva FrazãoMaria Aparecida Fernandes da FonsecaMoysés David de Souza FilhoSeverino Nunes da Silva.

Nova pesquisa mostra que Dra. Zenaide Maia Caminha para reeleição ao Senado

0
Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa. Período do expediente. Em discurso, à tribuna, senadora Zenaide Maia (PSD-RN). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A mais recente pesquisa eleitoral divulgada nesta segunda-feira (25) é mais uma que aponta para a reeleição da senadora Zenaide Maia (PSD). Ela aparece como reeleita em todos os cenários.

Na pesquisa espontânea, o resultado evidencia a forte lembrança do eleitorado potiguar em relação ao nome da parlamentar.Dra. Zenaide teve 6,3% das citações. Atrás apenas de Styvenson Valentim (11,6%) e com quase o triplo da terceira colocada, Samanda Alves (2,2%).

Na consolidação geral da pesquisa estimulada — somando primeiro e segundo votos — Zenaide se encontra eleita com 26,2% dos votos. Ficando atrás apenas de Styvenson Valentim (33,1%). O terceiro colocado, Rafael Motta, tem pouco mais da metade da pontuação da senadora (13,4%).

O levantamento realizada pela Data Census Ltda foi feito entre os dias 20 e 23 de maio de 2026, ouvindo 2 mil eleitores em todas as regiões do estado. A pesquisa foi contratada pelo Mega Portal RN e registrada sob o número RN-05857/2026.