A capital potiguar é sede para o I Seminário Regional de Perícias em Engenharia do IBAPE/RN que teve início nesta quarta-feira (20) e segue até sexta (22) , no PraiaMar Hotel. O evento, que tem como tema central “Patologias das Edificações” , reúne diversos profissionais das áreas da engenharia civil e arquitetura, peritos, avaliadores, estudantes e demais envolvidos com o setor, proporcionando atualização, conhecimento e networking. Pioneiro no Estado, o seminário é realizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Rio Grande do Norte (IBAPE/RN) e foi planejado para oferecer atualização e imersão nas causas e soluções dos desafios que afetam a durabilidade, segurança e desempenho das edificações.
“A troca de experiência e o fortalecimento profissional, voltado para engenheiros e arquitetos das áreas de execução, especialistas com atuação na área da engenharia diagnóstica e também estudantes que visam o caminho da perícia em engenharia é um dos focos do nosso evento. E, isso, reflete, diretamente, na qualidade e segurança das edificações , pois, o profissional, estando atualizado com o que há de melhor no segmento, vai poder levar isso para o dia a dia das construções proporcionando mais segurança e durabilidade”, comenta Cássio Freire , presidente do IBAPE-RN.
Para a realização desse I Seminário estiveram, na Solenidade de Abertura, os representantes das entidades de grande relevância no setor, como: CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), através do conselheiro federal, Emerson Cruz; CREA-RN (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN), com Pte. Roberto Wagner; IBAPE-RN , com o presidente Cássio Freire; IBAPE Nacional , na figura do presidente do nacional, Luciano Ventura; Caixa Econômica Federal , com o Superintendente da Caixa do RN, Tiago Pereira; MÚTUA (Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA), através do diretor administrativo, Gilbrando Júnior e o SINDUSCON-RN (Sindicato da Indústria da Construção Civil-RN), com o vice-presidente, Marcus Aguiar.
Durante os três dias, uma programação toda voltada às patologias mais recorrentes em diversas áreas da construção, incluindo fundações, estruturas, alvenarias, revestimentos, instalações prediais, coberturas e impermeabilizações.
Cada palestra e debate é orientado pelas boas práticas da engenharia diagnóstica e pelas normas técnicas mais recentes, como a Norma de Perícias em Engenharia NBR 13.752/24 e a Norma de Manutenção NBR 5.674/12, sublinhando a responsabilidade técnica inerente à atuação profissional. E, para isso, um alto nível de palestrantes, garantindo debates enriquecedores, de elevado padrão técnico, atuais e de relevância direta, além de estudos de casos e painéis de debates.
Sobre o IBAPE/RN
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Rio Grande do Norte (IBAPE/RN) é a principal entidade técnica do estado dedicada à qualificação, valorização e ao desenvolvimento dos profissionais de avaliações e perícias de engenharia. Sua missão é promover as melhores práticas, a ética e a excelência técnica, contribuindo diretamente para a segurança e a qualidade do ambiente construído.
