Hoje, 07 de agosto, celebramos o aniversário oficial do RN, data que marca a instalação do Marco Colonial de Touros, o monumento colonial mais antigo do Brasil! 🇧🇷
Cravado originalmente em 1501 na costa entre São Miguel do Gostoso e Pedra Grande como símbolo da posse portuguesa, esse marco de mármore ostenta a cruz da Ordem de Cristo e o escudo português — o primeiro registro físico da presença de Portugal no Brasil, tombado pelo IPHAN em 1962 .
Foi retirado da praia no ano de 1976 e transferido para o Forte dos Reis Magos em exposição.
🇧🇷 A pedra, um símbolo do descobrimento do Brasil, estava sendo deteriorada e fragmentada por pessoas que acreditavam em suas propriedades curativas e retiravam lascas dela. Além disso, a localização original do marco dificultava a sua preservação e estudo por parte de historiadores.
🇧🇷 E Depois de ficar protegido por décadas no Forte dos Reis Magos, o monumento começou a ficar inacessível ao público durante as reformas do forte. Por isso, foi transferido com todos os cuidados técnicos para o Museu Câmara Cascudo em 19 de janeiro de 2021, onde foi limpo, restaurado e preparado para exposição.
🇧🇷 Hoje, o Marco está disponível para visitação, instalado em uma sala especialmente preparada dentro do museu, onde visitantes podem acompanhar de perto seu contexto histórico e contemplar o objeto!
🇧🇷 Atualmente Existe uma réplica deste monumento na Praia do Descobrimento em São Miguel do Gostoso.Mais que um símbolo, o Marco de Touros é um elo entre passado e presente — um capítulo vivo da nossa história, preservado e acessível para inspirar orgulho e memória. Visite e conecte-se com esse patrimônio essencial!
