
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte retomou as atividades nesta terça-feira (5), após o recesso parlamentar, com uma reunião que marcou o início de um diálogo institucional com a Associação Médica do RN (AMRN). O encontro reuniu deputados e representantes da entidade que congrega mais de mil médicos em todo o estado.
A reunião teve como objetivo estabelecer um canal de diálogo entre a Casa e os principais desafios enfrentados pelo setor de saúde no Rio Grande do Norte, a partir da perspectiva dos profissionais da medicina. A presidente da comissão, deputada Cristiane Dantas (SDD), conduziu os trabalhos ao lado dos deputados Dr. Bernardo (PSDB), Terezinha Maia (PL) e Galeno Torquato (PSDB).
Cristiane Dantas avaliou positivamente o encontro. “Foi uma reunião muito produtiva. Esse tipo de iniciativa reforça o papel da Comissão de Saúde como um espaço de escuta e construção de soluções conjuntas para a saúde pública no nosso estado”, afirmou.
Foi o deputado Galeno Torquato quem intermediou a visita da associação e destacou a importância da iniciativa. “A comissão está fazendo seu papel, dialogando com a sociedade e entendendo como e com que condições o serviço de saúde está sendo prestado no nosso estado”, disse.
O presidente da AMRN, Itamar Ribeiro de Oliveira, classificou o encontro como um marco. “Temos muitas demandas em comum e precisamos juntar forças e inteligências para resolver os problemas da população. Esse é um momento extremamente importante para a nossa história”, afirmou, lembrando que a associação completa 94 anos em 2025.
O deputado Dr. Bernardo também reforçou o caráter simbólico da reunião. “É um momento ímpar. Estamos abrindo esse canal de diálogo com a Associação Médica para ouvir suas demandas e sermos parceiros na busca de soluções para os problemas da saúde do nosso estado”, declarou.
A vice-presidente da entidade, Rossana Rebelo, falou sobre as ações desenvolvidas pela associação para se aproximar da população, como a Corrida do Médico e o podcast IMED, que difunde informações sobre saúde e bem-estar. “Viemos entender como a Assembleia pode nos ajudar a melhorar a situação da saúde no estado”, acrescentou.
Também participaram da reunião os diretores Edvaldo Vasconcelos (financeiro), Levi Jales (científico), Darcilena Félix (social), Adelmo Freire (superintendente), Adailton Almeida (CEO e assessor contábil), Cátia Vicente (secretária) e Anna Clara Couto (advogada).
