spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
27.9 C
São Gonçalo do Amarante
quinta-feira, julho 31, 2025

Buy now

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

IPEM verifica 1.712 bombas e balanças em ações contra fraudes no RN

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizou, nos últimos vinte dias, duas grandes operações de fiscalização voltadas a bombas de combustível, balanças comerciais e pesagem de alimentos para consumo imediato, totalizando a verificação de 1.712 instrumentos em Natal, Região Metropolitana, Caicó e Assu.

A primeira ação, chamada Operação Medida Certa, concentrou-se em 1.600 bombas e balanças instaladas em postos de gasolina e supermercados na Grande Natal. Sete equipes fiscalizaram os locais e identificaram 173 irregularidades, incluindo bombas que entregavam menos combustível do que o indicado e erros na pesagem de mercadorias.

Além disso, duas balanças falsas, sem aprovação do Inmetro, foram recolhidas.Já a Operação Férias Escolares, coordenada pelo Inmetro, avaliou 112 balanças em 57 restaurantes e padarias que pesam alimentos para consumo imediato. A fiscalização detectou falhas em 16 estabelecimentos, como a ausência de cartazes informando o peso da tara dos recipientes e erros de pesagem.

Todos os equipamentos com problemas serão alvo de notificação e autuação e poderão ser multados. Nos casos em que houver potencial de prejuízo ao consumidor, os instrumentos serão interditados imediatamente para reparo.

De acordo com o diretor-geral do IPEM/RN, Itamar Ciríaco, ambas ações foram realizadas “a partir de solicitação direta da governadora Fátima Bezerra, com o objetivo de intensificar a fiscalização e assegurar os direitos dos consumidores em suas relações de consumo.

identificamos diversas irregularidades — algumas graves, com prejuízo direto ao consumidor, como bombas que entregavam menos do que o indicado no painel e balanças falsificadas, sem aprovação do Inmetro — e outras de menor gravidade.

”Consumidor precisa conferirO IPEM/RN orienta o consumidor a verificar o funcionamento correto de bombas e balanças:Bombas de combustível: é possível, sem custo, solicitar teste de volume ao posto. O volume padrão é de 20 litros, com tolerância de até 100 ml acima ou abaixo. Demonstrada irregularidade, a bomba pode ser denunciada.

Balanças comerciais: verifique se possuem Selo do Inmetro válido (2024/2025), lacre, nível correto e placa informativa com fabricante, carga mínima e máxima.

Balanças em food service: obrigatoriamente, devem indicar o peso da tara do recipiente em cartaz visível, com caracteres de, no mínimo, 5 cm; o visor também deve mostrar peso líquido, preço por peso e valor total.Em caso de suspeita, o consumidor pode registrar queixa junto ao IPEM/RN por meio da ouvidoria no e‑mail ou pelo WhatsApp (84) 98147‑9433.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Nossas Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens