spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
29.6 C
São Gonçalo do Amarante
sexta-feira, agosto 1, 2025

Buy now

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Deputado João Maia apresenta parecer favorável ao PL 1.370/2024 na Comissão de Integração Nacional

O deputado federal João Maia (PP/RN) participou, na manhã desta quarta-feira (07), da reunião da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, onde atuou como relator do Projeto de Lei nº 1.370/2024, de autoria dos deputados Duda Salabert (PDT/MG) e Pedro Aihara (PRD/MG). A reunião contou com a participação da presidente da Comissão, a deputada federal Yandra Mourão (União/SE). A proposta altera a Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), com o objetivo de esclarecer que a obrigação de empreendedores – públicos ou privados – adotarem medidas preventivas de acidentes ou desastres também se aplica aos empreendimentos já licenciados ou em processo de licenciamento.

Em seu parecer, João Maia destacou a importância da proposta para fortalecer a segurança jurídica e aprimorar os mecanismos de prevenção a desastres provocados por ações humanas. O relator mencionou episódios trágicos como os rompimentos das barragens de Fundão (em Mariana/MG, 2015) e Brumadinho (MG, 2019), além do afundamento do solo em Maceió (AL), causado pela atividade de mineração de sal-gema, como exemplos da urgência em reforçar o marco legal da prevenção.

João Maia presidiu parte da reunião e explicou sobre sua decisão favorável ao PL. “O projeto é meritório por sanar uma lacuna normativa existente no art. 12-A da Lei nº 12.608, deixando claro que as medidas preventivas devem ser adotadas tanto por empreendimentos novos quanto por aqueles que já possuem licença ambiental. Isso é essencial para evitar novas tragédias como as que já marcaram a história recente do Brasil”, afirmou João Maia em seu voto.

Sem receber emendas na Comissão, o PL 1.370/2024 tramita em regime ordinário e segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), antes de ser apreciado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Nossas Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens