
Prática de esportes, ações de relaxamento e bem-estar, café da manhã integrativo: essas foram algumas das atividades promovidas pela Diretoria de Gestão de Pessoas, através do Núcleo de Qualidade de Vida, para os servidores da Assembleia Legislativa, na manhã deste sábado (12). Realizado na Associação dos Servidores da Caern (ASSEC), o evento teve como objetivo chamar a atenção para o “Abril Verde”, campanha nacional de conscientização sobre a Saúde e Segurança no trabalho, que visa estimular a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Na oportunidade, os servidores do Legislativo Potiguar jogaram futebol e vôlei, fizeram natação, participaram de sessões de alongamento, receberam massagem e tiveram aulas de yoga, dança e funcional.De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas da Casa, Thyago Cortez, o evento foi “muito satisfatório, pois conseguimos promover a integração, o bem-estar e a valorização dos nossos servidores públicos”.
“O presidente Ezequiel e os demais deputados sempre incentivam esse tipo de iniciativa, para que tenhamos um ambiente mais saudável e produtivo. Daí o nosso objetivo de reforçar o compromisso em promover um ambiente de trabalho seguro, em que a saúde de cada servidor é prioridade. Portanto, pretendemos trabalhar juntos – com os demais setores da Assembleia Legislativa – para identificar riscos, implementar boas práticas e compartilhar conhecimentos que nos ajudem a prevenir acidentes, tendo, assim, um ambiente cada vez mais seguro no nosso Legislativo”, frisou.
Segundo a organizadora do evento e chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, Bárbara França, o mês de abril une duas datas de grande relevância para a sociedade: o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7; e o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído em 28 de abril.
“Durante este período, diversas ações são realizadas com o objetivo de prevenir acidentes, preservar vidas e promover a saúde de todos os trabalhadores. E foi em virtude disso que organizamos essa manhã de atividades voltadas ao bem-estar e à integração dos nossos servidores. Sem dúvida, foi uma excelente oportunidade para praticar esportes, melhorar a qualidade de vida e, ao mesmo tempo, fortalecer o relacionamento com os colegas”, reforçou.
Bárbara França destacou ainda que a manhã de atividades está alinhada com a preocupação da Casa em monitorar os chamados “riscos psicossociais”, definidos pela Norma Regulamentadora nº1, do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal. “Então, as questões de prevenção na área da Saúde e o estímulo com a qualidade de vida, o esporte e o bem-estar do servidor servem para minimizar esses riscos psicossociais dentro do nosso Legislativo”, acrescentou.
Também presente para prestigiar a ação, a diretora-geral da Presidência, Dulcinéa Brandão, ressaltou que o presidente Ezequiel “tem uma preocupação muito grande com o bem-estar do servidor”. “O setor de Qualidade de Vida, por exemplo, foi criado por ele, exatamente devido ao seu foco constante para que o servidor se sinta bem no trabalho e preste melhor o seu serviço à comunidade”, enfatizou.
A diretora-geral também parabenizou a Diretoria de Gestão de Pessoas, “por promover e sustentar anualmente um evento desta natureza, desenvolvendo a qualidade de vida dos nossos servidores, o que resulta em bem-estar para a Casa Legislativa e para o Rio Grande do Norte como um todo”, concluiu.
Para o servidor Geraldo Filho, lotado em gabinete parlamentar, “é sempre muito bom poder confraternizar e conhecer pessoas de outros setores, já que muitas vezes não temos essa comunicação direta”. “E a manhã de hoje, em que tivemos muita diversão e integração, foi importante para a nossa saúde e para que a gente se aproxime mais dos colegas de trabalho”, complementou o servidor, que participou da partida de futebol.
Já Marcelange Brito, aluna do funcional, também lotada em gabinete parlamentar, destacou que “foi uma experiência muito legal, tanto a interação com os demais servidores quanto o momento de lazer”.“A gente já trabalha tanto no dia a dia e quase não tem momentos assim. Então, uma ação como esta serve para a gente relaxar, descontrair e começar bem a semana”, disse.
A servidora acrescentou que, devido à rotina puxada, estava sem fazer nenhuma atividade física regular, “mas agora eu quero voltar a me exercitar e, quem sabe, entrar em alguma aula de funcional, como a que eu fiz aqui hoje”, finalizou, animada.
Segundo o professor do exercício funcional, Vinícius Alves, membro da Divisão de Saúde da Casa, “o evento deu o pontapé inicial para os servidores entenderem o quanto a atividade física faz bem para a saúde”.
“A iniciativa também foi importante para que os colaboradores saibam que não é apenas sentado que se faz o nosso trabalho. A gente trabalha durante muito tempo sentado, sim, é verdade; mas tudo que fazemos no nosso dia a dia se reflete ao longo da vida. Portanto, se o servidor não der o ‘start’ para se exercitar, ele vai acabar sentindo dor, adoecendo e até se afastando das suas atividades. Com isso, vai prejudicar o seu trabalho e, de certa forma, afetar o Legislativo”, alertou.
Por fim, o médico neurologista Edvaldo Guimarães, também servidor do setor de Saúde do Legislativo Potiguar, explicou que o grande impacto da Saúde hoje, seja pública, seja privada, é a conscientização quanto às prevenções. “Alimentação saudável, atividade física regular e sono de boa qualidade, ou seja, um estilo de vida saudável. Isso é prevenção. Então, o grande propósito de ações como esta é a conscientização dos servidores e da população como um todo quanto aos cuidados com a saúde, sobretudo nas suas iniciativas diárias”, detalhou o profissional.
Participaram do evento servidores, chefes, coordenadores e diretores dos mais variados setores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.