A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), exonerou o diretor-geral da Emater, César Oliveira, que estava no cargo desde o início do governo. Para o lugar, foi nomeado o técnico agrícola e administrador público Franki da Silva Souza. A substituição foi oficializada nesta quinta-feira (10), com a publicação no Diário Oficial do Estado.
O Diário Oficial do Estado também traz a nomeação do novo coordenador de Planejamento e Execução da Emater, o administrador Rodolpho Leonardo de Carvalho Silva.
A Emater é o órgão do Governo do Estado que presta assistência a produtores rurais. Servidores vinham cobrando a saída de César Oliveira há pelo menos dois meses. Eles acusavam o diretor-geral de assédio moral.
De acordo com a Assema, entidade que representa servidores da Emater, as queixas contra César Oliveira são compartilhadas por quase todos os 400 funcionários da instituição. Alguns deles, inclusive, estariam adoecendo por causa da pressão exercida pelo diretor-geral.
Entre outras queixas, os servidores vinham reclamando que César Oliveira fez “ingerência” na atividade técnica desenvolvida pelos funcionários. Além disso, reclamam de “perseguição”, falta de valorização do corpo técnico e má gestão da entidade, com “apagamento institucional”.
A associação dos servidores cita também de remoções arbitrárias de servidores, difícil ambiente institucional, inoperância, omissão na participação de importantes eventos voltados à agricultura familiar no País, veículos com documentação atrasada e sem manutenção, inércia na resolução de problemas institucionais, e sucateamento geral da Emater nos municípios onde atua e na sede estadual.
Quem é o novo diretor
Franki Souza é servidor de carreira da Emater, tendo ingressado na autarquia em 2006, por meio de concurso público. O novo diretor geral da Emater é natural de Parelhas e, na instituição, já atuou como extensionista rural nos municípios de Pureza e Jardim do Seridó, e como diretor administrativo-financeiro no período de 2019 a 2023.
Nos últimos anos, Franki Souza foi coordenador em Hidrogeologia na Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh).