Início Arte e Cultura ASSEMBLEIA APROVA PROJETOS DE AUTORIA DO DEPUTADO UBALDO FERNANDES EM DEFESA DA...

ASSEMBLEIA APROVA PROJETOS DE AUTORIA DO DEPUTADO UBALDO FERNANDES EM DEFESA DA CULTURA E DA SAÚDE

0

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta terça-feira (1), importantes projetos de lei de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes. As matérias abrangem iniciativas para garantir mais eficiência no atendimento de emergência, valorização da cultura potiguar e fortalecimento da identidade histórica do estado.

As matérias seguem tramitação para posterior análise no plenário.Um dos projetos de maior relevância foi o PL nº 31/2023, que proíbe a retenção, em hospitais, de macas das ambulâncias do Samu, do Corpo de Bombeiros e de outras unidades móveis de atendimento pré-hospitalar.

A medida visa solucionar um problema recorrente enfrentado pelos profissionais de saúde, que muitas vezes precisam deixar as macas nas unidades hospitalares por falta de leitos, comprometendo a agilidade dos atendimentos.

O projeto estabelece que os diretores de hospitais públicos ou privados serão responsabilizados, caso retenham os equipamentos e prevê multas de até R$ 5 mil para as unidades infratoras, dobrando o valor em caso de reincidência. “Nosso objetivo é garantir que as ambulâncias voltem rapidamente à ativa para salvar mais vidas. A retenção de macas prejudica toda a rede de emergência”, justificou Ubaldo.

Para Ubaldo Fernandes, a aprovação desses projetos é um marco para o fortalecimento da identidade cultural do Rio Grande do Norte. “Valorizar nossas raízes é fundamental para manter viva a história e a tradição do nosso povo. O reconhecimento oficial desses patrimônios fortalece a cultura e incentiva sua perpetuação para as futuras gerações”, destacou o deputado.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

Outras quatro matérias do deputado foram aprovadas, todas voltadas para o reconhecimento de importantes instituições culturais do estado como patrimônio histórico, cultural e artístico do Rio Grande do Norte:

•PL nº 51/2025: Reconhece como Patrimônio Histórico, Cultural e Religioso Imaterial a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Redondo. Criada em 2001, a paróquia é um símbolo de devoção e identidade da comunidade local.

•PL nº 65/2025: Declara a Escola de Samba Malandros do Samba, do bairro das Rocas, como Patrimônio Cultural e Artístico do RN. Fundada em 1958, a agremiação é a maior campeã do carnaval natalense, com 37 títulos.

•PL nº 64/2025: Concede à Escola de Samba Balanço do Morro o título de Patrimônio Cultural do estado. Com 28 títulos no carnaval de Natal, a escola tem papel fundamental na preservação da cultura popular.

•PL nº 80/2025: Institui o Dia Estadual do Cordelista, a ser celebrado anualmente em 21 de outubro. A data homenageia o poeta e xilógrafo potiguar Antônio Francisco, um dos maiores nomes do cordel no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile