Início Blog STF FORMA MAIORIA PARA TORNAR BOLSONARO E MAIS SETE RÉUS DO PROCESSO...

STF FORMA MAIORIA PARA TORNAR BOLSONARO E MAIS SETE RÉUS DO PROCESSO DE GOLPE

0

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (26), tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de participação na trama golpista de 2022. O julgamento ainda aguarda os votos dos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Acusações e réus

A Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que Bolsonaro e seu núcleo estratégico atuaram para tentar abolir o Estado Democrático de Direito. Além do ex-presidente, são réus:

Alexandre Ramagem (deputado federal, PL-RJ); Almir Garnier Santos (almirante e ex-comandante da Marinha);Anderson Torres (ex-ministro da Justiça);Augusto Heleno (general da reserva e ex-chefe do GSI);Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro);Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa);Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro da Casa Civil).

A PGR atribuiu a Bolsonaro cinco crimes: Liderança de organização criminosa armada;Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;Golpe de Estado;Dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União;Deterioração de patrimônio tombado.

Próximos passos

Com o recebimento da denúncia, o STF inicia a fase de instrução do processo, que inclui coleta de provas, perícia de documentos e depoimentos. Ao fim dessa etapa, será decidido se os réus serão condenados ou absolvidos. Em caso de condenação, as penas serão definidas pelo tribunal.

Além dos oito réus iniciais, o STF ainda avaliará a denúncia contra outros 27 acusados de envolvimento na tentativa de golpe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile