
Prefeitura de Parnamirim participou de um importante evento de acolhimento aos novos gestores de saúde, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS-RN), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
De acordo com Rogério Gurgel, secretário de saúde de Parnamirim, o maior benefício em participar do evento é a chance de estar com técnicos do Ministério da Saúde em Natal, sem a necessidade de se deslocar a Brasília. “Temos aqui a oportunidade perfeita para aprimorar nossos conhecimentos sobre financiamento, recursos e serviços buscando tirar Parnamirim de uma posição muito incômoda nos rankings de saúde de nosso estado, fruto de anos de negligência com o envio de informações ao CNES”, afirmou, referindo-se ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
O evento foi uma oportunidade para os gestores de saúde de todo o estado discutirem questões relacionadas ao financiamento dos serviços, compartilharem boas práticas e fortalecer as parcerias entre os municípios. A presidente do Cosems-RN, Maria Eliza, destacou a importância do evento para o aprimoramento dos serviços de saúde no estado.
A escolha dos servidores parnamirinenses para o evento foi estratégica, contemplando gestores responsáveis pela alimentação de dados sensíveis, como cadastros, informações, financiamento, produtividade e recursos – o que requer um grande compromisso. “Nossa missão é colocar Parnamirim em lugar de destaque no estado, melhorando a posição no ranking do CNES com as informações necessárias, assim como elevar a qualidade dos serviços prestados à população”, lembrou Gurgel.
O evento também contou com balcão de atendimento sobre diversos temas, como Fundo Nacional de Saúde, financiamento da atenção primária, obras referentes ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), adesão e financiamento de equipes de saúde da família e ações estratégias da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.