Looking for something specific?

Use the search box below to type your query in then hit the "Search" button.

Menu por Categoria

Nosso Meu foi criado seguindo as categorias de nosso site. Nele vc pode acessar conteúdos de acordo com a temática que mais interessar você. Esportes, Política, Saúde, Cidades, Economia e assim por diante... Tudo bem organizadinho para você!

Idema emite licença prévia para construção da Ponte dos Santos Mártires

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) concedeu a licença prévia (LP) para a construção da Ponte dos Santos Mártires, que interligará a rodovia estadual RN-160, em São Gonçalo do Amarante, à BR-226, passando sobre o Rio Jundiaí. A estrutura terá uma extensão de 459 metros, dividida em 12 vãos, e abrangerá uma área aproximada de 2,39 hectares.

A LP foi concedida pelo instituto na segunda-feira (10). Do lado de São Gonçalo, a obra se conectará a uma via que levará à Capela dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, fortalecendo o turismo religioso no estado. Já em Natal, o projeto prevê a construção de uma rotatória na BR-226, na área conhecida como Avenida Presidente Ranieri Mazzili.

De acordo com o Idema, a Licença Prévia tem validade de cinco anos e dentre as 29 condicionantes estabelecidas no documento, está que o empreendedor, neste caso, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, deverá apresentar trinta dias antes do pedido de Licença de Instalação do empreendimento alguns documentos como: Relatório de Estudo de Impactos Socioambientais com os membros da Colônia de Pescadores Z-45 – Macaíba; Cartografia Social do Território Tradicional; Plano de Ação e Programas de Mitigação e/ou compensação de eventuais impactos decorrentes da implantação do empreendimento junto à Colônia de Pescadores Z-45 – Macaíba.

Também deverá informar quais as alternativas temporárias de mitigação dos impactos durante a fase de implantação do empreendimento para as atividades de navegação, pesca artesanal, além de informar as medidas que serão adotadas para garantir a segurança dos usuários e grupos locais durante as obras previstas para as áreas de influência do empreendimento. Além disso, o empreendedor fica ciente de que novas condicionantes podem ser adicionadas conforme resultado da Consulta Livre Prévia Informada e de Boa-fé – CLPI.

A Ponte dos Santos Mártires deve representar um avanço estratégico para o desenvolvimento econômico e cultural do Rio Grande do Norte, proporcionando a integração entre municípios da Região Metropolitana de Natal.

O diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, comentou que a concessão da Licença Prévia reforça o compromisso do Idema em aliar desenvolvimento e sustentabilidade, e que o papel do órgão ambiental vai além da análise técnica.“Buscamos garantir que projetos estratégicos para o Rio Grande do Norte avancem com responsabilidade ambiental. A Ponte dos Santos Mártires será um eixo de integração para a mobilidade e o fomento ao turismo religioso, fortalecendo a economia e a qualidade de vida da população. O Idema segue trabalhando para que empreendimentos como esse sejam realizados de forma equilibrada, assegurando o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, disse.

“O Idema tem o dever de garantir que os empreendimentos sejam conduzidos com responsabilidade socioambiental, respeitando as comunidades tradicionais e os ecossistemas locais. A exigência desses documentos reflete nossa preocupação com a transparência e a mitigação de impactos”, ressaltou o diretor técnico do Idema, Thales Dantas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Explore our articles