Semtas e TJ reforçam parceria para ampliar atendimento a pessoas em vulnerabilidade

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte uniram esforços para ampliar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade e de rua em Natal. O encontro, realizado nesta sexta-feira (07), no anexo do Tribunal de Justiça, reuniu a secretária Nina Souza, autoridades do judiciário e representantes de projetos sociais para discutir estratégias que garantam maior acesso a higiene, alimentação e acolhimento.

A secretária Nina Souza destacou a importância da parceria e da organização das políticas públicas. “Precisamos conectar todas as instituições que já trabalham com essa pauta e fortalecer essa rede de apoio. A Prefeitura chega para somar, trazendo projetos que ampliem o atendimento e resgatem a dignidade dessas pessoas. Já vamos encaminhar ações para expandir o Chuveiro Solidário, buscar a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho e oferecer apoio para quem precisa sair do ciclo das drogas”, afirmou.

Laudecir Ferraz, representante do Chuveiro Solidário, reforçou o impacto da ação conjunta. “Nós já atuamos nesse atendimento e estamos prontos para contribuir com essa iniciativa. Trabalhar em união faz toda a diferença, pois amplia o suporte às pessoas em situação de rua, oferecendo não apenas assistência imediata, mas também oportunidades de mudança real”, disse.

A juíza Fátima Soares, da Vara da Família, destacou a importância da continuidade dos projetos sociais e do envolvimento das instituições. “Os projetos precisam de um ingrediente essencial: a vontade de fazer acontecer. Vemos aqui pessoas comprometidas em transformar vidas e fortalecer ações que realmente fazem a diferença. O olhar social e o compromisso com quem mais precisa devem ser a verdadeira excelência do serviço público”, pontuou.

Após o debate sobre novas iniciativas, boa parte da equipe presente acompanhou a secretária Nina Souza em visitas a dois equipamentos da Semtas: a Cozinha Comunitária, que fornece refeições diárias a pessoas em vulnerabilidade, e a Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças de 0 a 6 anos, que acolhe crianças em situação de risco. A iniciativa permitiu que os participantes conhecessem de perto o impacto dos serviços oferecidos e discutissem formas de fortalecer a assistência.

O encontro contou com a presença da desembargadora aposentada Zeneide Bezerra, do juiz Gustavo Marinho, do Núcleo de Justiça Restaurativa (Noade), além de representantes do NAPS (Núcleo de Ações e Programas Socioambientais), Coordenadoria dos Juizados Especiais do RN, Copegan, Justiça na Praça, CE Mulher, Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, com a presença do Padre Bianor, Toca de Assis e do Chuveiro Solidário.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Natal em fortalecer a rede de assistência social, garantindo mais dignidade, acolhimento e acesso a serviços ofertados.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Explore our articles