A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do titular Rogério Gurgel, reuniu-se com os agentes de combate às endemias para discutir o panorama epidemiológico da cidade referente às arboviroses. O encontro teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido em campo e atualizar o secretário sobre a situação atual de Parnamirim.
Durante a reunião, foram apresentados gráficos de análise da situação de Parnamirim, levando em consideração as particularidades da cidade e do clima em cada período do ano. Os agentes destacaram a importância do monitoramento do mosquito Aedes Aegypti e da vigilância epidemiológica para prevenir a propagação das arboviroses.
Além disso, foram discutidas estratégias para aprimorar o combate ao mosquito, incluindo a utilização de ovitrampas, uma espécie de armadilha, e o monitoramento da situação da cidade por meio dos Levantamentos de Índices Rápidos (Lira).
Parnamirim recebeu o título de Melhor Projeto de Vigilância em Saúde do Brasil em 2022, dentre mais de 3 mil iniciativas. Além disso, a cidade também recebeu destaque no estado no Levantamento de Índice de Monitoramento e Enfrentamento às Arboviroses.
A reunião também abordou a importância da educação em saúde e da vigilância ambiental para prevenir a propagação das arboviroses. Os agentes de combate às endemias destacaram a importância da colaboração entre os diferentes setores da sociedade para combater as endemias.
Depois do momento, o secretário Rogério Gurgel se mostrou impressionado com os últimos resultados da equipe de agentes, que classificou como “excelente”, e disse que já teve algumas ideias para que o trabalho de campo continue gerando bons frutos para Parnamirim.
“Nossos agentes estão de parabéns pela atuação diária. Precisamos seguir firmes no combate ao Aedes. Não podemos descuidar”, pontuou.