Recém chegado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o senador Styvenson Valentim falou sobre sua relação com o presidente da legenda no Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, e sua motivação para mudança de partido. O parlamentar afirmou que tem “muito respeito” por ele, e explicou que a mudança foi motivada por uma divergência em relação à posição adotada por lideranças nacionais do Podemos no processo sucessório do Senado, momento que o partido rachou.
“Não concordei com a decisão de dividirmos o posicionamento do partido que, a meu ver, deveria ter se posicionado em bloco. Recebi o convite do senador Plinio Valério (PSDB AM, atual líder do partido na Casa) e decidi aceitar” diz Valentim.
Styvenson Valentim reiterou seu compromisso com o RN e sua dedicação às causas da saúde, turismo, desenvolvimento econômico e segurança pública. “Estou pronto para continuar trabalhando pelo bem do meu estado e pelo bem do Brasil. Os desdobramentos partidários estaduais nós iremos discutir no tempo certo. Certamente irei conversar com todos, inclusive com o presidente estadual, Ezequiel Ferreira, por quem tenho muito respeito”, concluiu.
O senador reafirmou seu compromisso com o estado e sua posição de oposição ao governo do PT no estado.Com a mudança de partido, além de dar uma nova dimensão nacional ao PSDB – que inclusive voltou a ter participação no Colégio de Lideres do Senado, onde o direcionamento de emendas é praticamente definido – o senador Potiguar manteve uma posição na Mesa Diretora do Senado, o que o mantém em destaque no cenário da capital federal.
Mesmo comando
Em entrevista à 98 FM, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, disse que “não há motivo para intervenção” no diretório do partido no Rio Grande do Norte. Perillo declarou que a sigla seguirá sob o comando do deputado estadual Ezequiel Ferreira no RN, mesmo após a filiação de Styvenson.
“Ezequiel já tem o comando, porque tem diretório, e os diretórios são figuras jurídicas com segurança jurídica. Então não há o que se discutir”, afirmou Perillo, durante visita à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no dia da abertura dos trabalhos para o ano de 2025. Na cerimônia, Ezequiel foi empossado para mais um mandato na presidência da Casa.
Em outro trecho, ele deixou claro: “Não há motivo algum para intervenção. Se tem uma coisa que a gente faz no PSDB, é dar segurança jurídica aos nossos diretores estaduais e municipais”.
Mudança
O senador potiguar Styvenson Valentim anunciou no último sábado, 1º de fevereiro, sua filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Além de Styvenson, o senador Oriovisto Guimarães, do Paraná, também ingressou no partido, que tinha apenas um representante, e agora contará com uma estrutura de liderança.“Trocamos de partido, mas o propósito e os princípios continuam. RN meu compromisso é com você. Sigo firme em minha oposição ao governo de Fátima Bezerra”, declarou o senador.