O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que as obras na Ponte de Igapó, em Natal, deverão ser finalizadas até maio de 2025. O DNIT informou que os trabalhos no Complexo Viário das Pontes de Igapó estão avançados e que esforços estão sendo feitos para antecipar a liberação do tráfego.
Atualmente, as obras estão 45% concluídas. Entre os serviços em andamento estão a restauração de estacas, blocos e pilares, substituição de aparelhos de apoio, demolição de estruturas deterioradas e reforço das vigas. Segundo o DNIT, ainda faltam concluir serviços na infraestrutura, meso e superestrutura, além da instalação de dispositivos de segurança e sinalização viária.
As obras começaram em setembro de 2023 e impactaram o tráfego da região, já que o fluxo de veículos está restrito a um dos lados da via. A Ponte de Igapó, que conecta as zonas Oeste e Norte de Natal, tem 600 metros de extensão e nunca havia recebido reparos completos desde sua construção, nos anos de 1970 e 1985. O investimento total da obra é de R$ 20 milhões, conforme informações do DNIT.
A área já vinha enfrentando problemas no trânsito desde setembro de 2022, com as obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura, principal acesso à ponte. A sobreposição dessas intervenções tem gerado lentidão e desvios no fluxo de veículos.Em outra frente, o DNIT informou que a segunda fase do Complexo Viário do Gancho do Igapó, que inclui a construção de um túnel e passarelas, deverá ter a licitação dos projetos básicos e executivos até 31 de julho de 2025, com a obra do túnel prevista para começar até 31 de dezembro de 2025. Após a licitação falhada do RDC eletrônico nº 285/2023, um novo processo será iniciado para atualizar o orçamento e dar continuidade aos preparativos. A obra, que foi contratada em 2014, já entregou o viaduto principal em janeiro de 2021, além do túnel, que tem 913 metros de extensão.
Obras na Reta Tabajara
As obras complementares da BR-304 estão em fase inicial e incluem a construção de dois viadutos na travessia urbana de Macaíba e três viadutos no trecho duplicado entre o Viaduto Trampolim da Vitória e o entroncamento com a BR-226/RN. Desde 2015, o projeto de duplicação da rodovia já finalizou 19 quilômetros, sendo 4,9 quilômetros antes do Novo PAC e 14,1 quilômetros dentro do programa. Entre as melhorias realizadas, destacam-se as Obras de Arte Especiais (OAE’s) na travessia urbana de Macaíba e as marginais nos trechos duplicados.
Ainda restam 2,4 quilômetros de duplicação na travessia urbana de Macaíba, incluindo vias laterais. O contrato atual prevê a construção de cinco viadutos e duas pontes, e o edital para as novas etapas deve ser publicado até 31 de julho de 2025.
Os contratos remanescentes incluem a finalização da travessia urbana de Macaíba e a construção de um novo viaduto de acesso ao Aeroporto, com a contratação prevista para janeiro de 2025. Também está prevista a conclusão das marginais dos trechos já duplicados, com 20 quilômetros de um lado e 10 quilômetros do outro. A conclusão dessas marginais está estimada para 30 de junho de 2025, com a publicação do edital prevista até 30 de agosto de 2025 e contratação até 28 de fevereiro de 2026.
Outras obras do DNIT no RN
Reestruturação da BR-405 em Mossoró: A reestruturação de 195,4 quilômetros da BR-405 está em fase de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA), com a ordem de serviço assinada em janeiro de 2025. A previsão de conclusão dos trabalhos é outubro de 2026.Recuperação de rodovias estaduais usadas como desvio da BR-304: Rodovias estaduais utilizadas como desvios durante a interdição da ponte na BR-304 passarão por recuperação. O projeto abrange 189 quilômetros, com um investimento estimado em R$ 30 milhões e prazo de execução de 18 meses. Entre os trechos incluídos estão Nova Cruz-Tangará (60 km) e João Câmara-Lajes (58 km), beneficiando oito municípios.
Federalização de rodovias estaduais: O DNIT está coordenando a federalização de rodovias estaduais para integrar a BR-104, garantindo investimentos e padronização. A RN-226 já foi incorporada à rede federal pela Portaria nº 999/2023, e o projeto executivo para integração está em elaboração.