O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta quinta-feira (9), oficialmente, a Operação Verão 2025. De acordo com a gestão estadual, mais de 1.300 agentes de segurança devem reforçar, por dia, a proteção no litoral potiguar durante o veraneio.De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Araújo Silva, o investimento do Governo do Estado é de R$ 10 milhões para pagar diárias operacionais.
Todo o efetivo que vai trabalhar na Operação Verão é efetivo e extraordinário, se somando ao regular. “A operação não altera o policiamento normal nas cidades”, afirmou Araújo.Uma das grandes preocupações durante o veraneio é com os afogamentos. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro, já foram registradas mais de 30 ocorrências desde o começo do ano, com dois óbitos.
Por causa disso, a estrutura e o efetivo para combate a afogamentos também foram ampliados. Ao todo, são 18 postos, sendo dois em Mossoró e 16 postos que vão de São Miguel de Gostoso a Pipa.“Nós temos em torno de 65 a 70 guarda-vidas nesses postos. Nós temos uma representação aqui de jet-skis. Nós temos lancha-cabinada, botes infláveis e o helicóptero, que na Operação Verão fica quase que exclusivo para os bombeiros”, declarou o coronel Monteiro.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo, o efetivo destinado à Operação Verão será alocado em todas as regiões do Estado. “Nós estamos com 1.100 policiais militares de serviço extra, nos três turnos, manhã, tarde e noite, nas praias e também nos locais de especial interesse turístico”, afirmou o coronel Alarico.
Já a Polícia Civil terá postos fixos nas praias de Pirangi do Norte, Camurupim e de Barra de Maxaranguape e postos móveis, tipo van, em Ponta Negra, Pirangi e em Búzios (Litoral Sul) e em Muriú (Litoral Norte).
Apoio federal e municipal
Além das forças estaduais, a Operação Verão inclui agentes federais e municipais. O superintendente da Polícia Rodoviária Federal no RN, Anderson Costa, explica que haverá um aumento de 30% do efetivo, especialmente nos eixos de mais locomoção de turistas do Estado, como a BR-101 Norte e Sul e a BR-304 no acesso para Tibau.A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, foi uma das gestoras municipais que estiveram presentes na solenidade de abertura da Operação Verão. Ela destacou que, na cidade, serão 60 agentes da Guarda Municipal reforçando a operação.
Outros prefeitos estavam presentes, como Valdenício Costa (Tibau do Sul), Gustavo Santos (Nísia Floresta) e Antônio Henrique (Ceará-Mirim). A Prefeitura do Natal foi representada pelo secretário de Turismo municipal, Sancler Solon.A Operação Verão segue até o dia 27 de fevereiro e será seguida por uma operação especial para o Carnaval ainda a ser anunciada