Início Blog Nova Secretaria de Finanças é criada por decreto e vai substituir pasta...

Nova Secretaria de Finanças é criada por decreto e vai substituir pasta da Tributação

0

O novo prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), empossou nesta quinta-feira (2) o titular de uma nova secretaria na gestão municipal: a de Finanças, que é resultado de uma fusão entre a pasta da Tributação e a Secretaria Adjunta de Finanças, que antes estava vinculada à Secretaria de Administração.

Um decreto com as mudanças foi publicado em 27 de dezembro de 2024 pela Prefeitura do Natal, em um dos últimos atos do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Não houve aprovação de lei específica para a criação da nova pasta.

O titular da nova pasta é Marcelo Oliveira. À 98 FM, ele disse nesta quinta-feira que não há necessidade de lei porque trata-se, segundo ele, apenas de uma mudança de nomenclatura: de Tributação para Finanças, embora haja incorporação de competências da Secretaria de Administração.

O novo secretário considerou o formato da pasta uma união estratégica para o aprimoramento da gestão fiscal. Em entrevista ao jornal Agora RN, o secretário ressaltou que a junção das funções traz um novo desafio: aumentar a receita ao mesmo tempo em que é preciso controlar os gastos.

“Sempre tem aquela pressão de aumentar a receita, mas agora também com a responsabilidade de controlar o gasto. Natal, historicamente, sempre tem problema, toda a administração pública tem problema com controle de gasto, e o desafio é fazer as duas pontas funcionarem juntas”, afirmou o secretário.

O titular da pasta de Finanças detalhou o foco da secretaria na modernização e desburocratização dos processos.“O nosso foco primeiro é modernização. A gente já tem um sistema direto, que é um sistema próprio, feito por auditores, controlado por auditores, mas a gente quer evoluir muito mais no direto.

A gente quer facilitar mais ainda com o contribuinte, ele cumpre as suas obrigações, facilitar a forma de parcelamento, se for o caso, usar cartão de crédito, melhorar a comunicação, via e-mail, via WhatsApp”, afirmou o secretário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile