O Réveillon em Ponta Negra está turbinando a chegada de visitantes e animando os comerciantes que trabalham na orla, os quais relatam otimismo diante do intenso movimento que já vem sendo registrado na região, que é o principal cartão-postal da capital potiguar. Nesta reta final de 2024, as comemorações de final de ano na praia ganharam incremento, com grandes shows na faixa de areia, que começaram na sexta-feira (27) e seguirão até a próxima terça-feira (31). “Na sexta, vendi toda a cerveja que trouxe e a expectativa é que seja assim até o dia 31”, comemora José Miguel, que vende roupas de praia durante o dia e cerveja à noite.
“Graças aos shows, a gente espera um aumento de 100% nas vendas”, complementa Miguel, que trabalha em Ponta Negra há 20 anos. Segundo ele, mesmo antes do início dos shows, o aumento do fluxo de visitantes na praia era perceptível. “A movimentação por aqui cresceu 90% nos últimos dias”, conta. Quem também está animada é Genilda Lino, de 50 anos. “Acredito que até esse domingo [29], isso aqui vai lotar muito. E os motivos são a engorda e os shows. Antes [da engorda], a situação aqui estava bem ruim, tanto para os turistas, quanto para nós que somos trabalhadores”, comenta a ambulante, que vende tapetes há 18 anos na praia.
A publicitária Sandra Valéria oferece passeios para o litoral potiguar e trabalha levando turistas para conhecer um dos principais resorts de Ponta Negra. Na sexta, segundo Valéria, toda a equipe (formada por quatro pessoas) conseguiu bater a meta de venda de passeios. “Cada um vendeu 25 passeios. O que a gente tem visto, depois da engorda, é que os hotéis estão lotados. Como eu trabalho abordando turistas, ouço inúmeros elogios a Natal. E até o dia 1º de janeiro, certamente teremos muito mais turistas, assim como em todo o verão. Venham todos para Ponta Negra”, convida.
Quem vai aproveitar o Réveillon na praia também celebra o novo momento, como é o caso do contador Fernando Araújo, de 52 anos. O carioca vai ficar em Natal enquanto a esposa irá se despedir de 2024 no Rio de Janeiro. Araújo elogiou o ambiente da praia, com o alargamento da faixa de areia e disse que pretende acompanhar, a partir deste sábado (28), os shows que ocorrerão no local. “Na sexta-feira, não consegui acompanhar, mas de hoje [sábado] em diante, vou ver todas as apresentações. Depois do ‘vale-férias’ que recebi da esposa, tenho que aproveitar mesmo”, brincou.
A missionária Rosângela Silva, de Brasília, também elogiou a atual estrutura da praia. “Fiquei feliz especialmente pelos trabalhadores locais. Me disseram que a situação melhorou muito após o início da obra. Espero que as pessoas aproveitem bastante, não apenas no Réveillon, mas durante o ano todo”, disse. Os comerciantes corroboram a afirmação de Rosângela. “Ponta Negra agora é a Copacabana potiguar”, pontuou o ambulante José Miguel. “Esperamos um dos melhores momentos para a praia nesses último anos”, completa Genilda.
Virada terá Beto Barbosa, Thúllio Milionário e Fabinho Miranda
A montagem da estrutura para o Réveillon 2024 em Ponta Negra teve início no último dia 11 de dezembro, com a instalação de um palco na areia da praia.Na manhã deste sábado, uma equipe da Urbana trabalhava na limpeza da praia depois da abertura dos shows na noite da última sexta-feira, que teve apresentações de Grafith e Cavaleiros do Forró. O foco da festa é a inclusão e a acessibilidade, com disponibilização de áreas específicas para pessoas com deficiência (PCD), incluindo um deck VIP para garantir maior conforto e acesso para quem utiliza cadeira de rodas. Até a próxima terça-feira (31), a praia deve receber milhares de visitantes para curtir diversas atrações locais e nacionais.
Os shows de final de ano no local são monitorados por 100 câmeras inteligentes e devem contar com uma operação especial de trânsito. No total, 24 totens de câmeras, que fazem uso de inteligência artificial, estão distribuídos na área onde as apresentações estão ocorrendo. Pelo monitoramento, será possível identificar pessoas armadas, detectar brigas, realizar leitura de placas de carro e fazer reconhecimento facial. Órgãos públicos de segurança, como o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a Guarda Municipal e a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).
O estacionamento em algumas ruas, como a Paulo Gurgel, está proibido para garantir melhor fluxo na região e facilitar o trânsito de motoristas por aplicativo, os quais têm permissão para parar na Avenida Engenheiro Roberto Freire. Equipes da STTU fazem a orientação junto a esses motoristas. As apresentação musicais na praia de Ponta Negra começaram na sexta-feira (27), com shows de Cavaleiros do Forró e Grafith.Neste sábado (28), a festa fica por conta de Pedro & Erick, Ricardo Chaves, Raça Negra e Taty Girl. Neste domingo (29), tem show de Olodum, Pedro Sampaio e Efrain Lima. Na segunda-feira (30), se apresentam Pedro Luccas, Michelle Andrade, Núzio e Eric Land. Para quem vai curtir a virada na praia, na terça-feira (31), terá a oportunidade de acompanhar as apresentações de Beto Barbosa, Fabinho Miranda e Thúllio Milionário.
Neste Réveillon, a festa para receber o novo conta com uma novidade: a utilização de fogos silenciosos, com vistas à promoção de uma celebração mais inclusiva e respeitosa. O espetáculo pirotécnico terá duração de 10 minutos e será acompanhado por uma atração musical surpresa e efeitos visuais especiais.“Com os fogos silenciosos, queremos criar um ambiente onde todos possam desfrutar da virada do ano sem desconforto”, afirmou Danielle Mafra, secretária de Cultura de Natal.