Como a Coluna Opinião antecipou há alguns dias, o deputado João Maia segue trabalhando para fortalecer o PP no Estado de olho em uma nominata competitiva para 2026. Com respaldo do presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), João já conversa com lideranças que pretendem disputar mandato de deputado federal.
É importante lembrar que, como exímio articulador político, João Maia formou uma nominata forte no PL em 2022, que fez a sigla conquistar quatro cadeiras (metade da bancada federal): além de João, foram eleitos Robinson Faria, Sargento Gonçalves e General Girão.Ontem, a conversa de João foi com Rafael Motta, que abandonou o que seria uma reeleição tranquila para deputado em 2022 para ser candidato ao Senado, obtendo uma expressiva votação (385 mil votos).
Em 2024, obteve um desempenho pífio na disputa pela Prefeitura do Natal e ficou em 4º lugar no 1º turno, após conseguir apenas 12 mil votos.Devido aos insucessos eleitorais, Rafael não pretende voltar a concorrer na majoritária por enquanto e vai trabalhar para retomar o mandato em Brasília.
Hoje sem partido (depois de trocar o PSB pelo Avante, para a última eleição), ele vê no PP a chance de brigar por uma vaga.“Começando a semana com um bom café da manhã e uma ótima conversa com o amigo Rafael Motta!”, escreveu João, nas redes sociais. “Sempre bom conversar com você, meu amigo”, comentou Rafael.Além de Rafael, João Maia conversa também com os deputados Robinson Faria e Sargento Gonçalves.
Com Robinson, o caminho é mais difícil, visto que o ex-governador ainda trabalha para assumir o comando do Republicanos potiguar, que hoje está com o prefeito de Natal, Álvaro Dias. Mas com Gonçalves, é possível.Caso Rafael tope ir para o PP, a chapa do partido para 2026 já vai começando a ganhar forma.
Seriam nomes garantidos, por enquanto: João Maia, o próprio Rafael, Gonçalves e o ex-deputado Beto Rosado, que ficará na sigla. Restam 5 vagas, das quais 3 precisam ser preenchidas por mulheres. Isso se o partido não fechar federação.