Início Sem categoria Legislativo homenageia Café Filho, que há 70 anos assumiu a presidência do...

Legislativo homenageia Café Filho, que há 70 anos assumiu a presidência do País

0

“Do Sindicato ao Catete: 70 anos de Café Filho na presidência da República” é o tema da mostra e homenagem que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte fará in memoriam ao potiguar Café Filho, que há 70 anos assumiu a presidência do País, o cargo máximo na hierarquia do governo.

A mostra vai acontecer de 14 a 25 deste mês, no Salão Nobre Iberê Ferreira, e na solenidade de abertura contará com a presença de familiares do homenageado. A exposição histórica marca também a doação oficial ao parlamento do RN de um acervo com cerca de 350 peças do ex-presidente, que serão entregues por familiares de Café Filho e que faziam parte do seu acervo particular.

Trata-se de uma realização do Núcleo Café Filho, que faz parte do Memorial do Legislativo Potiguar (MLP) e cuja nomenclatura também homenageia o estadista. Além da doação familiar, outras peças que compõem a mostra foram gentilmente cedidas pelo Museu Café Filho, da Fundação José Augusto e também pelo chefe do Núcleo Café Filho, Alexandre Gurgel, colecionador.

“Agradecemos demais à família de Café Filho por esta doação e também à gentileza de Gilson Matias, presidente da Fundação José Augusto, pela gentileza em nos ceder peças para a mostra que será formada por todos esses acervos”, afirmou Alexandre Gurgel. Café Filho foi o presidente que viabilizou o Hospital dos Pescadores, nas Rocas; a Escola Agrícola de Jundiaí e o responsável por nomear o antigo Aeroporto Augusto Severo. Também foi por sua iniciativa que os restos mortais de Nísia Floresta vieram para o RN. Entre outras ações, foi quem autorizou o início das obras do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile