Durante o ano de 2025, a Casa Durval Paiva realizou o projeto “Qualificar para Salvar”, capacitando 1.185 profissionais da Atenção Básica da Saúde para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, nos municípios que integram a 5ª e a 6ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), localizados no interior do Rio Grande do Norte.
A iniciativa teve como foco qualificar agentes comunitários de saúde e equipes da Estratégia Saúde da Família, fortalecendo a identificação precoce de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e otimizando os fluxos de encaminhamento dentro do sistema de Regulação do SUS, contribuindo para a redução dos diagnósticos tardios.
Ao longo de 2025, o projeto promoveu 31 capacitações em 41 municípios, formando profissionais aptos a reconhecer os principais sinais de alerta da doença.
Além das formações, foram realizados dois Fóruns do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, nas regionais de Santa Cruz e Pau dos Ferros, reunindo 228 participantes, entre profissionais de saúde, gestores e parceiros da rede pública.
Todas as ações desenvolvidas pela Casa Durval Paiva no âmbito do projeto “Qualificar para Salvar” são financiadas pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde.
Câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer já representa, no Brasil, a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Apesar de apresentar evolução rápida e agressiva, o câncer infantojuvenil é potencialmente curável. Quando diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, as chances de cura ultrapassam 80%. Sintomas como febre persistente, tosse, vômitos, palidez e dores ósseas podem ser confundidos com doenças comuns da infância, o que pode atrasar o diagnóstico.
Nesse contexto, os profissionais da Atenção Básica da Saúde exercem papel fundamental, por estarem na linha de frente do atendimento e terem contato direto e contínuo com crianças e adolescentes.
Ao investir na capacitação de profissionais de saúde, a Casa Durval Paiva contribui diretamente para a redução dos diagnósticos tardios, o fortalecimento da rede de atenção oncológica e o aumento das taxas de cura do câncer infantojuvenil no Rio Grande do Norte.
Conheça outras ações e projetos desenvolvidos pela Casa Durval Paiva em www.casadurvalpaiva.org.br e nas redes sociais da instituição (@casadurvalpaiva).
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Michelle Phiffer
