Seis pacientes acolhidos pela Casa Durval Paiva farão a prova na instituição. Em todo o Brasil, o Enem será aplicado em mais de 10 mil locais de prova.
A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva será local de aplicação de prova especial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo quarto ano consecutivo. Em todo o Brasil, o Enem será aplicado em mais de 10 mil locais de prova, distribuídos entre 1.753 municípios. As provas serão realizadas neste domingo (9) e no dia 16 de novembro.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Rio Grande do Norte tem 113.229 estudantes inscritos para as provas do Enem este ano. Destes, cinco pacientes acolhidos pela Casa Durval Paiva farão a prova na instituição: Jhennifer Felix dos Santos, 20 anos, residente em Lagoa de Pedras, foi acolhida pela CDP, em 2022, com diagnóstico de leucemia, transplantada; Matheus Abreu Luca, 19 anos, residente em Natal, foi acolhido em 2023, com diagnóstico de Tumor de Sistema Nervoso Central; Matheus Augusto Leite da Costa, 17 anos, residente em Parnamirim, foi acolhido pela CDP, em 2017, com diagnóstico de Osteossarcoma; Yann Matheus da Costa Silva, 19 anos, residente em Natal, foi acolhido pela CDP, em 2022, com diagnóstico de Sarcoma de Partes Moles; Tiago Cirilo Morais de Medeiros, 15 anos, residente em São João do Sabugi, foi acolhido pela CDP, em 2024, com diagnóstico de Leucemia Linfoide Aguda; e Erick Santos Galdino, 18 anos, residente em Natal, foi acolhido pela CDP, em 2024, com diagnóstico de Sarcoma de Partes Moles.
A longa duração do tratamento oncológico leva a mudanças na rotina da criança e do adolescente, dificultando ou impossibilitando de frequentar o meio escolar. O espaço pedagógico da Casa Durval Paiva é composto pelas classes hospitalar e domiciliar, tendo uma rotina de atividades curriculares e extra curriculares interdisciplinares, em parceria com as escolas regulares, onde os pacientes estão matriculados.
Com isso, a Instituição dá fundamental importância a educação e assegura os direitos educacionais dos pacientes conforme orienta a Lei de Diretrizes e Base da Educação Básica (BRASIL,2002): “possibilitar o acompanhamento pedagógico-educacional do processo de desenvolvimento e construção do conhecimento de crianças, jovens e adultos matriculados ou não nos sistemas de ensino regular, no âmbito da educação básica e que se encontram impossibilitados de frequentar a escola.
”Conheça outras ações e projetos desenvolvidos pela Casa em www.casadurvalpaiva.org.br ou nas redes sociais da instituição (@casadurvalpaiva).




