
Crédito da(s) Foto(s): Eduardo Maia
Nesta terça-feira (28), o deputado Kleber Rodrigues (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa, um balanço detalhado da missão oficial que realizou à China. A viagem, focada em estreitar laços comerciais e tecnológicos, buscou identificar oportunidades de desenvolvimento para os municípios potiguares.
A comitiva potiguar, liderada pelo parlamentar e contando com a presença do vice-governador Walter Alves, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, além de prefeitos, partiu com destino inicial a Guangzhou. Lá, os gestores municipais participaram de uma feira internacional, onde puderam apresentar os atrativos de suas cidades a diversas empresas sediadas no país asiático.
Após a etapa em Guangzhou, a delegação seguiu para Pequim, onde cumpriu uma agenda considerada “produtiva” pelo deputado Kleber Rodrigues. Foram realizadas quatro reuniões com algumas das maiores empresas do mundo. O primeiro encontro foi com o órgão responsável por canais de exportação e importação.
Segundo o deputado, os prefeitos tiveram a oportunidade de demonstrar as potencialidades de seus municípios e apresentar vídeos institucionais.
Ainda em Pequim, a comitiva realizou visitas técnicas a companhias de ponta, entre elas uma gigante global na coleta e venda de energia a partir do lixo, que está entre as cinco maiores do mundo. Outra visita de destaque foi à Dahua, empresa de tecnologia especializada em sistemas de monitoramento avançado.
O deputado Kleber Rodrigues ressaltou a capacidade impressionante da tecnologia da Dahua, que, por exemplo, consegue detectar uma pessoa perdida na China em sete segundos e identificar 15 mil rostos por minuto por câmera.
A grande novidade, segundo ele, foi a percepção de que, ao contrário do que se imaginava, o custo de implantação desse sistema é “acessível” para as prefeituras, podendo auxiliar no monitoramento de pessoas, veículos e na prevenção de desastres, como queimadas.
A agenda incluiu também reuniões com a CPFL Energia, por meio de sua controladora State Grid, já presente no Rio Grande do Norte, e com a Suny, uma empresa de energia que produz veículos, placas solares e energia eólica.
A missão foi finalizada com uma visita à embaixada brasileira, onde os prefeitos solicitaram apoio do embaixador, que é norte-rio-grandense e será homenageado na ALRN em dezembro, para priorizar alguns empreendimentos negociados no durante a missão.
O parlamentar enfatizou que o ponto alto da viagem foi a chance de os gestores municipais apresentarem as riquezas de suas cidades. “Para mim, a parte principal, foi o momento em que os prefeitos tiveram disponibilidade para apresentar as riquezas de cada cidade”, concluiu.




