
A Prefeitura de Macaíba recebeu, pelo quinto ano consecutivo, reconhecimento no prêmio Band Cidades Excelentes, a maior premiação dos municípios brasileiros. A terra de Auta de Souza conquistou o primeiro lugar no pilar “Governança, Eficiência e Transparência”, na categoria cidades até 100 mil habitantes.
A prefeita em exercício Raquel Rodrigues participou da solenidade de entrega, nesta terça-feira (14), ao lado dos secretários municipais Karol Romana (Planejamento e Governança), Eriberto Freire (Assistência Social) e Flávia Urbano (Comunicação e Eventos).
“É bom ser macaibense, pois hoje recebemos mais uma vez o reconhecimento do grupo Bandeirantes que premia as cidades que se destacam em políticas públicas. É o reconhecimento de um trabalho sério, feito com compromisso e responsabilidade com o nosso povo, exemplo de administração pública. Seguimos firmes, o prefeito Emídio Júnior e eu construindo uma Macaíba cada vez melhor”, afirmou Raquel Rodrigues, que destacou também a redução no índice de violência contra a mulher, o Centro ABA único no Nordeste e Casa da Mulher.
O prêmio, realizado em parceria com o Instituto Áquila, avalia as mais de 5 mil cidades brasileiras, quanto ao desempenho das iniciativas implementadas pelos gestores municipais ao longo dos últimos quatro anos e premia aqueles que apresentaram o melhor crescimento nas notas desde o lançamento do prêmio, em 2021.
A avaliação é feita por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), a partir de inteligência artificial, com a consolidação de de dados de 72 indicadores presentes em bancos de dados públicos.
O superintendente da Band RN, João Soares, destacou a importância do prêmio Band Cidades Excelentes como reconhecimento às gestões que fazem a diferença.
Macaíba foi premiada em todas as edições do prêmio, ficando em primeiro lugar em “Governança, Eficiência e Transparência” nos anos 2021, 2022 e 2023, quando também ficou em segundo lugar no quesito “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”, e em 2024, ficou em primeiro lugar no pilar “Sustentabilidade.