spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
26.7 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Assembleia do RN leva experiência em inovação tecnológica ao Gov in Play, em Recife

O sistema Legis Vídeos, desenvolvido pela Diretoria de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, será destaque na 7ª edição do Gov in Play, um dos principais eventos nacionais sobre inovação e tecnologia no setor público.

O encontro acontece em Recife (PE), e a participação da ALRN está marcada para a tarde do dia 16 de outubro, quando o diretor de Gestão Tecnológica e Inovação da Casa, Mário Sérgio Gurgel, ministra a palestra “Cidadania ativa e inclusão digital: Legis Vídeos – Um legislativo visual e transparente”.

O evento reunirá gestores públicos, lideranças políticas e especialistas de todo o país para debater práticas e soluções tecnológicas aplicadas à administração pública.

A participação da ALRN reforça o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pela Diretoria de Gestão Tecnológica e Inovação (DGTI), responsável por um conjunto de sistemas criados internamente que vêm transformando a rotina legislativa e gerando economia aos cofres públicos.

Desde 2015 a DGTI vem criando plataformas como o Sistema de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, o Sistema da Atividade Legislativa Eletrônica, o Plenário Virtual, o Processo Administrativo Digital (PAD) e o Legis Vídeos – este último presente em quase 30 casas legislativas e também no Tribunal de Contas do Estado e reconhecido como modelo nacional de transparência.

“A implantação de Legis Vídeos representa a decisão de apostar em transparência, eficiência e proximidade com a sociedade. Quando uma Câmara Municipal ou Assembleia Legislativa escolhe o Legis Vídeos, ela não está apenas recebendo um software, mas incorporando uma nova forma de pensar o processo legislativo”, avalia Mário Sérgio Gurgel.

Todos foram desenvolvidos por servidores da própria Assembleia, sem contratação de softwares externos, resultado direto de uma política de planejamento estratégico e gestão de inovação que incentiva soluções criadas dentro do serviço público.

Economia

A aposta nessa estrutura própria permitiu à Assembleia Legislativa do RN reduzir custos e ampliar a eficiência.

Nos últimos anos, a modernização dos sistemas internos representou economia superior a R$ 4,8 milhões, apenas com o fim de contratos de armazenamento e manutenção de plataformas terceirizadas. Hoje, os sistemas da ALRN operam de forma integrada, assegurando controle, agilidade e transparência em todas as etapas do processo legislativo e administrativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Nossas Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Meu site criado aqui -spot_imgspot_img

Últimas Postagens