Cinco trechos de praias e rios na Grande Natal estão impróprios para banho, conforme aponta o boletim de balneabilidade divulgado na sexta-feira (25) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
O levantamento é feito pelo programa Água Azul, que analisa a quantidade de coliformes nas amostras de água, seguindo normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Os locais classificados como impróprios são:
Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;Praia de Pitangui (Avenida Pitangui), em Extremoz.
Já as praias de Ponta Negra, Via Costeira e Redinha (em Natal), além de Búzios e Pirambúzios (em Nísia Floresta), entre outras monitoradas, continuam próprias para o banho.
Entenda a classificação
A água é considerada imprópria quando apresenta níveis elevados de coliformes fecais, o que representa risco à saúde dos banhistas.
Para a avaliação, são analisados os resultados de cinco semanas consecutivas:
Se dois ou mais resultados apresentarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, o local é classificado como impróprio.
Se, na última análise, o número ultrapassar 2.500 coliformes fecais em 100 ml de água, o local é automaticamente considerado impróprio, mesmo que os demais resultados estejam abaixo desse limite.