spot_img
spot_img

Alagamentos em Ponta Negra vão continuar mesmo após obra de drenagem, mas serão menores, diz secretário

Os alagamentos registrados na praia de Ponta Negra após as recentes chuvas já eram esperados pela Prefeitura do Natal. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a formação dos lagos na areia é normal e continuará existindo mesmo quando a obra do novo sistema de drenagem for concluída.

Segundo Thiago Mesquita, quando a drenagem estiver pronta, os alagamentos vão diminuir, mas ainda poderão existir após chuvas mais intensas. Ele disse que a formação dos lagos é inevitável por causa da diferença de altura que existe entre a praia e a parte alta do bairro de Ponta Negra.

Junto com a engorda, a Prefeitura está construindo um novo sistema de drenagem em Ponta Negra. A previsão é que o sistema fique pronto em até 40 dias. O projeto prevê a instalação, ao longo da orla, de 16 caixas dissipadoras – que servem como grandes tanques para armazenar a água da chuva. É a partir dessas caixas que a água infiltra para o solo.

Segundo o secretário, o reservatório evita que a água avance com muita velocidade e força sobre as areias da praia, o que poderia arrastar o material para o mar, desmanchando a engorda. Acontece que, quando o volume de chuva é muito alto, a água extravasa dessas caixas e forma lagos no entorno.

“O alagamento não é problema, é solução. O projeto prevê que, ao invés de a água ir para a areia, fique nos 16 dissipadores. Não vai permitir voçorocas (arrastar a areia). Mas vai formar os lagos. A água sai espraiada. Não tem força para arrastar o material engordado. O que vai ser diferente quando finalizar é que o tamanho dos lagos será menor e vai infiltrar em horas após terminar a chuva. Em muitas situações, nem vai extravasar, dependendo da intensidade da chuva. As caixas serão suficientes”, declarou Thiago Mesquita, à 98 FM.

Ele reiterou que o novo sistema de drenagem de Ponta Negra é moderno e está dimensionado para evitar que a água da chuva danifique a engorda. “Além de evitarem que a água chegue na areia em grande velocidade, tem a função de infiltração, como se fosse um reservatório. Mas, a depender do volume de água, não vai ter o extravasamento ao lado dos reservatórios”, pontuou.

Related Stories

spot_img

Discover

Proliferação de jacarés em lago de Maxaranguape é atribuída...

A alimentação oferecida por moradores pode ter provocado a proliferação de jacarés no lago...

ALRN desenvolve projetos de inteligência artificial e se torna...

Durante o evento LegisTech: Modernização dos Parlamentos Subnacionais, que reuniu especialistas de mais de...

Ponte de Igapó terá uma Faixa Liberada pelo DNIT...

Na próxima segunda-feira, (28/05), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) irá liberar...

Prefeitura de Parnamirim realiza reunião de alinhamento com Agentes...

A Prefeitura de Parnamirim, através do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de...

Prefeitura de Parnamirim vai injetar mais de R$630 mil...

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), vai injetar...

Comissão de Educação da ALRN aprova projetos de ampliação...

Os deputados membros da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente...

Popular Categories

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui