spot_img
spot_img

Delegacia especializada no combate a crimes cibernéticos é inaugurada no RN

A governadora Fátima Bezerra inaugurou nesta sexta-feira (14) a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). A nova unidade vai combater crimes praticados no ambiente digital, como fraudes eletrônicas, estelionato virtual, disseminação de conteúdos ilícitos e crimes contra a propriedade intelectual.

A DRCC funcionará no prédio da antiga Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), localizado na Avenida Capitão-Mor Gouveia, no bairro Nossa Senhora de Nazaré.

“A importância dessa delegacia está alinhada com a necessidade de modernização da investigação policial. Mais do que nunca, é fundamental que tenhamos, no âmbito da política estadual de segurança pública, uma estrutura voltada ao combate de crimes no ambiente virtual”, destacou a governadora.

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Araújo, ressaltou que a unidade atuará de forma integrada com outras delegacias e órgãos de segurança, como o Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade, que combate crimes como a pedofilia.

Além disso, promoverá ações preventivas e campanhas educativas para conscientizar a população sobre práticas seguras no ambiente digital. “Representa um avanço na política de segurança pública do Rio Grande do Norte, reforçando o combate a crimes que têm se tornado cada vez mais comuns, como as fraudes e golpes virtuais”, pontuou.

Funcionamento

A DRCC conta com uma equipe formada por um delegado, dois escrivães e cinco agentes. O titular da unidade, delegado Felipe Botelho, destaca que o grupo é altamente capacitado e conta com uma base tecnológica que facilita o trabalho de investigação. “Prezamos pela qualidade, dedicando o máximo possível de recursos e tempo à apuração dos casos”, afirmou.

Ele explica que a vítima de crimes cibernéticos pode procurar a delegacia distrital mais próxima para o atendimento inicial. Os casos que forem de competência da DRCC serão encaminhados para a unidade especializada.

O delegado também reforça a importância de registrar a queixa por meio da delegacia virtual, acessível pelo link: https://www3.defesasocial.rn.gov.br/BoletimCidadao/index.jsf“

A pessoa que sofreu um golpe ou teve um dispositivo invadido pode continuar procurando a delegacia distrital do seu bairro. Após isso, todos os casos que sejam de nossa atribuição serão encaminhados para nós”, explicou.

Related Stories

spot_img

Discover

Prefeitura de Parnamirim realiza reunião de alinhamento com Agentes...

A Prefeitura de Parnamirim, através do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de...

Prefeitura de Parnamirim vai injetar mais de R$630 mil...

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), vai injetar...

Comissão de Educação da ALRN aprova projetos de ampliação...

Os deputados membros da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente...

Alunos da Escola Costa e Silva são os primeiros...

O equipamento público está à disposição das escolas públicas e das famílias que desejem...

Nelter Queiroz repudia declarações de assessor jurídico de Lagoa...

O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) utilizou seu pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira...

Governo do RN sanciona projeto de Ubaldo e RN...

O Rio Grande do Norte dá um importante passo na modernização dos serviços de...

Popular Categories

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui