



A primeira etapa da drenagem de Monte Castelo, reconhecida como uma das maiores obras de infraestrutura de Parnamirim, está a todo vapor. Os trabalhos no entorno do Cemitério São Sebastião foram concluídos e, atualmente, a implantação das tubulações e galerias de grande porte está avançando pela Rua Manoel Fernandes. Nos próximos 60 dias, a obra deve chegar à Avenida Paulo Afonso.Serviços de drenagem geralmente não ficam à mostra nem chamam atenção como as obras verticais, mas são extremamente importantes para evitar os alagamentos e enchentes nas grandes cidades.
De acordo com o secretário de Obras de Parnamirim, Alexandre Guinho, a capacidade da rede antiga ficou insuficiente para absorver a grande quantidade de água. “O aumento das pavimentações fez com que grande parte da cidade fosse impermeabilizada. Com isso, a rede de drenagem projetada há algumas décadas se tornou insuficiente para receber a água das chuvas. A nova rede possui uma capacidade bem maior que a existente, que vai garantir o fim dos alagamentos no bairro de Monte Castelo”, disse o secretário.
A obra acontece em duas frentes, com equipes trabalhando também na Avenida Trompowsky, onde a água das chuvas será direcionada ao Rio Pitimbu. Assim que a obra ficar pronta, as antigas galerias que margeiam toda a extensão da rua devem ser completamente isoladas. Já na Rua Manoel Fernandes, a obra avança em direção à Avenida Paulo Afonso tomando todo cuidado com as ligações que já existem no local, como de saneamento, da Caern e de drenagens antigas. “Devido a essa área ser mais populosa, precisamos avançar no serviço com muita responsabilidade.
Basicamente toda ligação que encontramos pelo caminho interfere no andamento dos trabalhos”, lembrou o secretário. Guinho ainda disse que na Trompowsky, a obra deve avançar mais rápido, em decorrência da via possuir menos construções e residências do que o entorno do Cemitério São Sebastião.
A obra de drenagem do bairro de Monte Castelo representa um investimento na infraestrutura da cidade na ordem de R$12,5 milhões. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o mês de setembro.