Ao ampliar a oferta de cursos voltados para a acessibilidade, fortalecer programas de formação profissional e manter foco na interiorização da educação legislativa, a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reafirma seu papel de destaque como modelo de gestão, conquistando resultados sólidos através do impacto social.
Com números que falam por si, o desempenho da instituição reflete o engajamento dos seus gestores, focados em ampliar e diversificar os serviços. Com o ano de 2024 terminando, já são mais de 3 mil alunos atendidos, em mais de 70 turmas, distribuídas em temas diversos e que tem sido a marca da instituição.
Além disso, a EALRN celebrou o início da turma de pós- -graduação em Segurança e Cidadania, em parceria com a Polícia Militar do RN, e a conclusão da pós-graduação em Gestão Pública, capacitando servidores e gestores com conhecimento avançado para contribuir com a eficiência e a modernização da administração pública estadual. Para o diretor da Escola da Assembleia do RN, professor José Bezerra Marinho, o grande diferencial foi a priorização de uma visão estratégica, que permeou as ações reconhecendo a necessidade de preparar o setor público para atender a todas as camadas da sociedade. “A orientação do presidente Ezequiel Ferreira é que sejam oferecidas capacitações essenciais para promover a inclusão de pessoas com deficiência e sensibilizar gestores e servidores sobre a importância da acessibilidade em suas práticas diárias”, destaca.Entre os cursos mais importantes, destacam-se o Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), a Oficina de Braille, a Oficina de Audiodescrição, o curso sobre Acessibilidade e Inclusão no Setor Público e a inovadora Oficina de Comunicação Inclusiva: da pauta à notícia. Essas formações não apenas capacitaram os participantes, mas também ajudaram a moldar uma nova mentalidade de inclusão nas práticas institucionais.
Um dos grandes destaques foi a conclusão do Curso Programador WEB, iniciado em 2023 e voltado para adolescentes, entre 14 e 20 anos, filhos de trabalhadores e servidores da própria Assembleia. Além de proporcionar uma formação técnica de ponta, teve um impacto social significativo. Ao fim dos módulos, quatro dos 13 concluintes já estavam encaminhados para oportunidades no mercado de trabalho. Assim, a EALRN vai cumprindo, de fato, um papel transformador ao oferecer não apenas capacitação, mas também inclusão social e perspectivas profissionais reais para esses jovens cidadãos.
Interiorização
O ano foi também de muito movimento nas rotas que levam às diversas regiões do Estado. Com o lançamento do programa “Integra RN”, a Escola expandiu ainda mais seu alcance, chegando a municípios como Itaú, São Francisco do Oeste, Parnamirim, Tibau do Sul, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Rodolfo Fernandes, Apodi, Lajes, Sítio Novo, Santana do Seridó, Pedro Avelino, Jardim do Seridó, Currais Novos, Serra de Martins, entre outros. Centenas de pessoas já foram beneficiadas com cursos gratuitos e de qualidade a servidores e gestores de municípios fora da capital, ampliando assim as oportunidades de qualificação e desenvolvimento profissional no interior.
Eventos de Relevância Nacional e Regional
Em maio, Natal sediou o I Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas Região Nordeste, discutindo a temática: “Educação Legislativa – Uma Revolução Silenciosa a Favor do Brasil”. O evento, coordenado pela EALRN, foi considerado um sucesso, contando com a participação de oito estados do Nordeste e representantes das escolas municipais do RN, chegando a reunir quase 200 pessoas, num espaço de troca de experiências e inovação nas práticas educativas voltadas para o setor público. Durante o encontro, foram discutidos temas relevantes como a modernização da educação legislativa, o uso de novas tecnologias e metodologias de ensino para o setor público, além de debates sobre o papel dessas escolas no fortalecimento das instituições democráticas.Outro ponto alto das atividades de 2024 foi a realização, no mês de junho, do III Encontro dos Representantes das Escolas do Legislativo do Rio Grande do Norte, consolidando ainda mais o protagonismo da Escola da Assembleia no âmbito da educação legislativa, no cenário potiguar. Evento já consolidado no calendário institucional, a edição de 2024 contou com cerca de 200 pessoas, sendo 150 vereadores municipais, assessores e representantes das escolas legislativas potiguares.
Horizonte para 2025
Para o próximo ano, a Escola da Assembleia Legislativa do RN já delineia grandes metas. Entre os principais objetivos estão a ampliação do programa Integra RN para alcançar os 167 municípios do Estado, o incremento das parcerias dentro da REJUG/RN, buscando integrar mais escolas e consolidar a oferta de cursos em áreas emergentes, como tecnologia, inovação e cidadania.Além disso, a EALRN planeja sediar novos eventos e encontros de destaque no cenário legislativo nacional, em parceria com instituições como a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) – estando já confirmada a vinda do 41º Encontro da ABEL, previsto para o mês de junho. “Ações como essas reforçam o compromisso da Escola com uma educação que transcende barreiras, permitindo que mais pessoas possam participar ativamente das atividades legislativas e da sociedade como um todo”, explica o diretor.