Em sessão recente da Câmara Municipal de Parnamirim, a vereadora Fativan Alves (PSD) apresentou a Indicação nº 1.760/2024, exigindo que o prefeito Rosano Taveira (Republicanos) e a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) tomem providências para a instalação do mamógrafo doado pela Câmara. O equipamento, entregue à SESAD em julho deste ano, permanece parado no estacionamento da Câmara, sem atender a população.
A vereadora ressaltou que o acesso ao exame de mamografia é essencial para a detecção precoce do câncer de mama e, segundo suas estimativas, cerca de 133 mil mulheres em Parnamirim necessitam desse serviço. A instalação em um local adequado e acessível é, segundo Fativan, um passo urgente para garantir que o mamógrafo seja utilizado de forma eficaz e traga benefícios reais à saúde das mulheres parnamirinenses.
Caos na Saúde A situação reflete o estado crítico da saúde pública em Parnamirim. Recentemente, denúncias envolvendo a Unidade de Pronto Atencimento (UPA) de Nova Esperança e a interdição do Central de Material e Esterilização do Centro Integrado de Saúde (CIS), pelo Departamento de Vigilância Sanitária do próprio município, também foram destaque aqui no PN.
Resposta da Prefeitura
Procurada para esclarecimentos, a Prefeitura de Parnamirim ainda não apresentou uma justificativa para a falta de instalação adequada do mamógrafo. A matéria será atualizada assim que houver retorno sobre o caso.