A extrema-direita em Natal não conseguiu fechar uma posição única para as eleições de 2022. Mesmo com o Partido Liberal (PL) apoiando Paulinho Freire (União Brasil), há uma dissidência significativa: o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) vai votar em Carlos Eduardo (PSD), e esteve nesta quarta (31) no evento que anunciou o nome de Jacó Jácome como vice.Para justificar sua posição, Gonçalves publicou um vídeo nas redes sociais em que defendeu que não há candidato de direita em Natal. Para ele, Carlos Eduardo e Paulinho são de centro. Ele afirmou que sempre defendeu candidatura própria do PL, mas Rogério Marinho — senador licenciado, presidente estadual da legenda e secretário-geral nacional do PL — apostaria que a sigla não tem força política para uma postulação própria na capital.
“Uma posição que respeito, porém, desde o início, discordo de forma veemente. E hoje, a realidade é que a nossa capital não tem um candidato de direita verdadeiro, que possamos vestir a camisa verde e amarela e ir para as ruas pedir voto com toda aquela garra que o patriota tem”, justificou.A proximidade com Carlos Eduardo se daria pelo vice Jacó Jácome, elo de ligação com a comunidade evangélica. “Esgotadas as possibilidades de termos um candidato de direita em nossa capital e colocada à mesa essas duas opções de candidatos de centro, nos foi apresentada uma possibilidade de termos um candidato a vice cristão evangélico, conservador, defensor da família e que inclusive em 2018 votou no senador Rogério Marinho e no nosso querido e eterno presidente Jair Bolsonaro”, disse.Jacó e o pai, o ex-vice-governador Antônio Jácome, são membros da Assembleia de Deus. Nesta quinta, ao anunciar que comporia a chapa com Carlos Eduardo, Jacó afirmou que neste pleito terá a “chance de elevar a representatividade cristã”. Na mesa da coletiva, estavam postas duas bandeiras: do Brasil e do Estado de Israel.
Em resposta, uma outra ala do PL, com os deputados Coronel Azevedo e General Girão, e com o senador licenciado Rogério Marinho, chamou uma coletiva de imprensa para esta quinta (1º), às 15h, para anunciar apoios aos pré-candidatos às Prefeituras de Natal e Parnamirim.
A expectativa é que, especialmente entre Girão e Rogério, seja reafirmado o apoio a Paulinho Freire.